Morreu na madrugada de hoje, quarta-feira (22), por volta das 4h da madrugada, na UTI do Hospital Porto Dias, em Belém, o ex-prefeito de Marabá e ex-vereador da Câmara Municipal local, Nagib Mutran Neto, 62 anos, mais conhecido como Nagibinho. Na sexta-feira (17), ele havia viajado para a capital, na companhia da filha Karine, com quadro com complicações respiratórias, com fortes sintomas da covid-19.

Nos últimos dias, já entubado, respirava mecanicamente e seus rins já não mais funcionavam. Ontem, porém, a vereadora Cristina Mutran, mulher de Nagibinho, postou mensagem no Facebook, na qual informava que, apesar do estado ainda delicado, ele havia apresentado melhoras, e pedia orações pelo marido.

Nagib Mutran Neto nasceu em Belém, era médico e pecuarista, foi prefeito de Marabá de 1º de janeiro de 1989 a 16 de novembro de 1992, quando teve o mandato cassado pelo Legislativo; e vereador da Câmara Municipal de Marabá por dois mandatos, de 2009 a 2012, quando presidiu aquele poder no último bimestre; e de 2013 a 2016, período em que, licenciado do Legislativo Municipal, exerceu também a função de secretário municipal de Saúde, do então prefeito João Salame Neto.

Nagibinho era casado com a médica e vereadora Cristina Mutran, ex-deputada estadual e ex-secretária de Saúde do Pará. Com ela ele teve dois filhos, Nagib Mutran Filho, que morreu em 24 de maio de 2015, em acidente no Rio Tocantins; e Karine Mutran.

Era filho do também pecuarista Osvaldo dos Reis Mutran – mais conhecido como Vavá Mutran – e de Dorivan Mutran, ambos já falecidos. Vavá foi prefeito de Marabá e deputado estadual e morreu em 18 de março de 2012.

O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Correa Lima, lamentou a morte de Nagibinho e disse que, além de prefeito do município, ele sempre foi um líder político de grande influência e, certamente, vai fazer falta ao mundo político local. “Apesar de, nos últimos tempos, estar afastado, tratando dos negócios da família, a opinião dele, como um nome de peso no MDB local, sempre era ouvida”, afirma Pedrinho.

Ex-prefeito lamenta a morte de Nagibinho e diz que ele foi injustiçado politicamente

Para o ex-prefeito João Salame Neto, Nagibinho foi um grande prefeito, porém, injustiçado na política: “Quando ele resolveu entrar na política, era rico e o melhor cirurgião que havia em Marabá. Se permanecesse na carreira médica, seria, certamente, um dos melhores cirurgiões do País. No entanto, entrou para a política, que trouxe para ele muita perseguição. Economicamente, ele não evoluiu, ao contrário. Além de sofrer muitos processos, doenças e tensão, o que fez com que ele aumentasse a condição de fumante”.

Salame diz ainda que Nagibinho foi muito incompreendido, “mas era um homem extremamente generoso, um grande amigo e leal”. “Foi uma alegria enorme, conviver com ele, gozar a amizade dele, tê-lo como secretário. Como todos nós, ele tinha seus defeitos, mas as suas virtudes eram muito maiores. Marabá hoje perde muito, foi um dos prefeitos que mais realizou no município”.

A família ainda não informou sobre o velório nem a respeito do sepultamento do corpo de Nagib Mutran Neto.

 

 

 

Por Eleuterio Gomes – de Marabá, matéria extraída do Blog do Zé Dudu 

 

Comentários