Os vereadores Miquinhas da Palmares (PT), Rafael Ribeiro (MDB), Zé do Bode (MDB) e Joel do Sindicato (PDT), todos pertencentes a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), foram barrados na portaria de uma das oficinas da Komatsu Parauapebas, localizada na Faruk Salmem. O episódio ocorreu na tarde desta quarta-feira (17).

Edis são barrados na portaria

O local que os vereadores pretendiam visitar é o mesmo onde faleceu, na última terça-feira (16), o soldador Mauricelio Lopes Veloso, que foi eletrocutado durante o horário de trabalho.

Barrados na portaria, os vereadores foram a Delegacia de Polícia Civil registrar ocorrência sobre o barramento e pedir agilidade nas investigações do caso.

O vereador Miquinhas, presidente da Comissão, falou ao Papo Carajás. “É um dos casos que devemos estar atentos, pois precisamos dar uma resposta a sociedade. O que mais dói é a gente ir lá para saber da situação e não ter ninguém para nos receber. É uma situação complicada, mas vamos transitar dentro da Lei e os responsáveis serão punidos com os rigores da Lei. Não dá para achar normal pessoas perderem vidas no ambiente de trabalho. Estamos aqui para fazer um trabalho sério e fiscalizar essa empresa, temos que ver até aonde ela é importante para o município, pois ela se torna importante quando não mata trabalhador. Registramos ocorrência sobre o fato e acompanhar as investigações de perto. Se for preciso, convocaremos a empresa para prestar esclarecimentos na Câmara”, enfatiza o parlamentar.

Joel, Miquinhas e Rafael mostram ocorrência registrada

Já o edil Rafael Ribeiro, ressaltou que os vereadores pretendiam vistoriar a empresa para verificar as condições de trabalho dos empregados. “Aí fomos barrados, mas estamos na Delegacia para acompanhar as investigações de perto e informar o que ocorreu hoje. Estaremos acompanhado esse caso de perto para que não venha a acontecer situações como esta, ceifando a vida dos nossos jovens trabalhadores que não têm a mínima condição de trabalho. A segurança do trabalhador tem que ser melhorada”, finalizou Ribeiro.

O Papo relembra que na data de hoje (17), noticiamos um vídeo gravado por um homem, supostamente, nas dependências da Komatsu Parauapebas. A gravação mostra um ambiente insalubre e cheio de armadilhas para trabalhadores. Leiam a matéria postada acessando esse link: http://papocarajas.com/video-de-pessima-condicao-de-trabalho-na-komatsu-de-parauapebas-circula-nas-redes/

Comentários