Sem dúvida foi uma grande conquista às vésperas do Natal 2019. Parauapebas vai receber cerca de R$ 2.628.000,00 para investir em melhorias de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de adultos. A verba federal vai ser disponibilizada por meio de uma portaria do gabinete do Ministério da Saúde.

O secretário de saúde de Parauapebas observou o empenho da prefeitura de Parauapebas, por meio do prefeito Darci Lermen, bem como disse que foi uma conquista ao longo de 31 anos no município de Parauapebas, envolvendo diálogos junto com o ministro da saúde e com secretário de saúde do estado Dr Alberto Beltrame. “Fizemos essa solicitação que já vinha sendo duradoura, mas acredito que agora, com a publicação no diário oficial, mostrou que é uma realidade. Iremos receber esse recurso federal e tentar fazer o melhor possível com esta verba, trazendo melhorias para as UTIs de adulto”, informou o gestor da pasta da saúde.

Secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras, destacou avanços na Semsa com o empenho dos Governos Municipal, Estadual e Federal

Laranjeiras enfatizou que também será feito um estudo de viabilidade para poder aumentar o contexto dessas 10 UTIs do Hospital Geral Evaldo Benevides. “Poderá chegar a 15 ou 16  leitos de UTI. Estamos fazendo esse estudo junto com o departamento de planejamento para que possamos nos posicionarmos de forma correta e salutar. O gestor ainda informou da preocupação na super lotação do HGP, haja vista que recebe vários pacientes de municípios vizinhos da região, aumentando o custo em todos os sentidos”.

Secretário faz balanço dos sete meses à frente da Semsa

O Portal Papo Carajás também conversou com o secretário e pediu que ele explanasse um balanço das ações ao longo desses sete meses à frente da pasta.

“Primeiramente, Parauapebas é uma cidade com características regionais, trabalhamos aqui com recursos municipais e agora conseguimos alguns recursos federais para poder trazer uma nivelação melhor e se ter um contorno em geral. Hoje, recebemos pacientes de municípios vizinhos como Eldorado, Carajás, Curionópolis, Canaã, e isso traz de certa forma um inchaço muito grande pois nosso hospital é de portas abertas para o Sistema Único de Saúde (Sus). Mas diante de todas as dificuldades, estamos nos esforçando bastante ao longe desses 7 meses para trazer o SUS humanizado, conseguimos alguns avanços na saúde mental trazendo um CAPS novo para os usuários que estão em uma situação adversa, já estamos com novas instalações”, disse Laranjeiras.

Ele ainda observou que ao longo desses 7 meses a sua gestão trouxe uma frota nova de veículos. “Temos 46 veículos na parte da saúde, todos 0 km, trazendo uma demanda não só para a zona urbana como também para a zona rural, conseguimos este fato inédito para o município de Parauapebas, que foi a verba para a melhoria dessas 10 UTIs de adultos, sendo habilitado pelo Ministério de Saúde para podermos trazer esse recurso e a gente desenvolver a área hospitalar, trazendo materiais hospitalares e insumos. Enfim, trazendo uma melhor qualidade para o paciente de Parauapebas. Se você for analisar estaticamente, nós conseguimos balancear nossas contas e estão todas em dias, passamos fases difíceis ao longo dos primeiros três meses, mas agora a casa está bem arrumada, a parte da saúde agora está sendo feita, é um trabalho com muita seriedade, com muita disciplina, pagando todos os fornecedores, não deixando faltar medicamento em canto nenhum, nem na alta complexidade, nem na média e nem tampouco na atenção básica”.

Gilberto lembrou que hoje a saúde tem 22 postos de saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBS). São 13 na zona urbana e 9 na zona rural. “Estamos caminhando agora para inaugurar a UBS no complexo VS-10 em janeiro. É um complexo que tem uma aderência de 38 bairros, é quase uma mini cidade dentro de Parauapebas, que será contemplada com um postinho de boas instalações, bons profissionais, trazendo de certa forma uma diminuição gigante para dentro da alta complexidade. Hoje podemos dizer que houve grandes avanços, temos agora o táxi aéreo, que é a UTI aérea, temos um convênio junto ao Estado, desenvolvendo esse trabalho em casos específicos como cirurgias cardiológicas ou algo semelhante, temos um convênio com o Governo do Estado, junto ao governador Helder, com parceria com nosso prefeito municipal Darci Lermen, conseguindo assim trazer o nosso paciente de jato ou helicóptero por mais que seja a noite, de dia ou de tarde, enfatizando a disponibilidade da gerência do aeroporto. Vamos iniciar um 2020 com um novo orçamento e com as contas pagas, e com um bom consenso com a Câmara Legislativa e com o prefeito Darci Lermen, que está se empenhando e se esforçando bastante para trazer o melhor para seu município”, finalizou Laranjeiras.

 

Comentários