Na tarde desta quinta-feira (10 de Abril de 2025) cerca de 2.000 funcionários da Vale aprovaram, por unanimidade, o Acordo Coletivo Específico para os trabalhadores da região de Carajás, que abrange os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Curionópolis.
A primeira, das quatro assembleias que serão realizadas pelo Sindicato Metabase Carajás, aconteceu no ginásio do Doce Norte Esporte Clube (Dec) com os funcionários do Serra Norte.
Em conversa com o Papo Carajás, Raimundo Macarrão, presidente do Metabase Carajás ressaltou que “a minuta de propostas da Vale contém 51 cláusulas. Ela regulamenta jornada de trabalho, transporte gratuito para dentro das minas, lanche para quem troca turno, refeição para quem almoça fora do restaurante da empresa, auxílio creche, auxílio babá – a trabalhadora ou trabalhador pode assinar a carteira de quem vai cuidar da criança -, credenciamento de médico na pessoa física – antigamente só podia contratar via CNPJ -, reembolso escolar – a Vale reembolsa mais de 75 cursos, em ensino fundamental, médio, graduação e pós graduação -. É uma série de benefícios para a classe trabalhadora que levaria umas duas horas de entrevista. Ao todo, 16 mil trabalhadores serão beneficiados.
Após a leitura das minutas e explicação das cláusulas para os trabalhadores, Macarrão convocou a votação e os trabalhadores foram a favor do acordo.
As próximas assembleias serão no Clube Canaã para os trabalhadores da Serra Sul – dia 14 às 16 horas; no dia 15, às 16h, para os trabalhadores do Sossego, também no Clube Canaã; e no dia 16, às 16 h, para os trabalhadores do Salobo, no Doce Norte.