Os trabalhadores aprovaram a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2024 com a Vale em todas as assembleias realizadas pelo Metabase Carajás.
Plenamente informados pelo Sindicato e em comunicados da própria empresa, os trabalhadores participaram das assembleias de forma consciente e aprovaram o resultado das negociações coletivas, reconhecendo que realizamos um acordo importante. Todas as conquistas de acordos anteriores estão mantidas, apesar de falatório da empresa de corte de custos, e conseguimos um reajuste salarial de 5% que supera a inflação de 4,6% acumulada pelo INPC, além de melhorar a contribuição da Vale para a Valia para os menores salários, de 1% para 2%.
Certamente, os trabalhadores tinham uma expectativa maior de uma empresa multinacional com lucros estratoféricos, apesar de sermos sempre assombrados com diagnósticos sombrios de queda de economia, sobretudo na China, vital para as exportações de minérios. Como vivemos no Brasil e temos as nossas emergências sociais, impedimos o corte de custos sobre direitos, sobretudo na PLR, onde a vale queria mexer no gatilho, acusando-o de “frouxo” e autorizar pagamentos mesmo em épocas de “vacas um pouquinho mais magras”.
Todas as assembleias terminaram em “aplausos”, o que demonstra a satisfação dos trabalhadores e a unidade para buscar direitos coletivos para a categoria. Ressaltamos também como de grande importância o retorno das assembleias com todos os trabalhadores juntos, reunidos no mesmo ambiente, para serem esclarecidos sobre propostas, por poderem se manifestar e chegar a decisões democráticas.