Em relação à matéria veiculada em redes sociais e sites de notícia de que o município de Parauapebas ocupa o topo no Estado do Pará e no Brasil em notificações de casos de Aids, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do  Serviço de Atendimento Especializado (SAE), esclarece que:

Não há surto de Aids em Parauapebas e é descartada essa hipótese no município. Com base nos dados oficiais de notificações fornecidos pela Coordenação Estadual de IST/AIDS, disponível em endereço eletrônico, até o mês de setembro deste ano foram notificados, em todo o Pará, 330 casos de Aids e 781 casos de HIV.

Vale lembrar que, entre os 144 municípios paraenses, apenas 73 possuem CTA, destes apenas 23 possuem SAE. É o caso de Parauapebas.

A Semsa aproveita a oportunidade para insistir sobre a importância do uso de preservativo para evitar não somente a Aids como também outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis. E recomenda exames médicos periódicos de prevenção.

Segue abaixo o ranking estadual de notificações em HIV/AIDS até o mês de setembro deste ano.

Dados do Pará

  • Belém: 98 casos de Aids e 116 de HIV, num total de 241 registros
  • Santarém: 56 casos de Aids e 32 de HIV, num total de 88 registros
  • Marabá: 03 casos de Aids e 73 de HIV, num total de 76 registros
  • *Parauapebas: 19 casos de Aids e 45 de HIV, num total de 64 registros*
  • Canaã dos Carajás: 01 caso de Aids e 09 de HIV, num total de 10 registros.

Fonte: aids.gov.pa.br

C.E.IST/AIDS – 2017

 Texto: Janaína Ravanelli / Semsa

Comentários