A experiência de Canaã dos Carajás com a ampliação do atendimento básico foi destaque durante o primeiro dia do seminário sobre os indicadores do Previne Brasil, o programa de financiamento da Atenção Primária (APS). A secretária de Saúde de Canaã, Daiane Celestrini, e a coordenadora da Rede Assistencial de Saúde, Eliana do Vale, estiveram presentes no evento.

A convite do Ministério da Saúde, Canaã apresentou a experiência a 292 gestores do Estado presentes no evento. Vale destacar que Canaã dos Carajás ficou entre as três melhores experiências de organização da atenção primária do país no prêmio APS Forte no SUS de 2022, e foi o único município do norte do país a figurar entre as melhores experiências.

A experiência de Canaã também foi destaque no programa Sem Censura, da TV Cultura, na Rádio e no Portal Cultura.

“Os nossos serviços de atenção primária vêm, desde 2017, estabelecendo uma reorganização de toda rede com foco na ampliação de acesso – acolher -, com qualidade e resolutividade à toda demanda que bate na porta das unidades básicas de saúde”, destacou Eliana do Vale.

Já a secretária municipal de Saúde, Daiane Celestrini, ressaltou que, apesar de ser um município de pequeno porte, Canaã já presta serviços de complexidade. “Nós temos, sim, na nossa rede, por mais que sejamos um município para atender baixa e média complexidade, a gente faz procedimentos seletivos, que seriam de alta complexidade”, disse.

“A gente investe em medicamentos que podem ajudar nossos pacientes, principalmente os infartados, por exemplo. Então, a gente investe também na retaguarda de média e alta complexidade, nós temos serviços especializados”, completou.

Comentários