A Vale Metais Básicos finalmente manifestou-se ao Sindicato Metabase Carajás sobre as negociações da PLR dos trabalhadores na Salobo Metais, a ser recebida em 2026 sobre os resultados apurados neste ano em curso.
Em ofício encaminhado ao Sindicato, a empresa manifestou disposição em dar continuidade ao processo de discussão da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), apesar de não ter feito nenhuma reunião neste ano que passa da metade, atitude que foi reclamada da empresa por deixar os trabalhadores ansiosos sem informação sobre o direito.

Macarrão, presidente do METABASE CARAJÁS, reafirma a “cobrança por estabelecermos o modelo de PLR a ser pago aos trabalhadores na Vale Metais Básicos, como acontece na própria Vale, que permite uma projeção dos trabalhadores sobre o que pode ter de pagamentos com parcelas trimestrais de resultados”.
Segundo ainda o presidente do Sindicato, “é necessário que a empresa já traga para a mesa uma proposta já delineada, com transparência e possibilidade de eventuais sugestões dos trabalhadores, exatamente por estarmos ultrapassando mais de meio ano, permitindo com isso serem realizados ajustes nas perspectivas de atingimento de metas e melhores resultados na aferição”.
Macarrão afirma ainda que não se pode perder tempo, lembrando que a empresa sugeriu a primeira semana de agosto para discussão, que o sindicato está pronto e os trabalhadores aguardam ansiosos a reunião em caráter de urgência.