Exatamente 210 pessoas estão cobrando a base de protestos a atual administração da Prefeitura Municipal de Xinguara (PA) para que convoque os concursados aprovados no último concurso público do município, realizado em 2020. Eles acusam o atual prefeito, Moacir Pires de Faria, o Dr Moacir (PL), de estar protelando a convocação, contudo, o gestor estaria abarrotando a prefeitura com contratos na intenção de beneficiar apoiadores políticos.

Na época, o edital regia que 380 vagas seriam ofertadas no concurso público, abrangendo todos os níveis de escolaridade. 366 candidatos foram aprovados, sendo que destes, apenas 156 foram convocados, restando 210 que ainda aguardam o chamado. “Não é de interesse do prefeito chamar os aprovados. Ele está protelando, pois está fazendo da prefeitura um curral político. Atualmente, a primeira dama está colocando seus apadrinhados, mas nós, que temos o direito a vaga por Lei, estamos de fora, muitos passando necessidade, pois dependem desses empregos”, ressaltou um dos aprovados. Eles também enviaram requerimentos aos Ministérios Públicos Estadual e Federal com documentos anexados que comprovam a contratação de mais de 400 pessoas.

Os concursados ressaltam que não é de hoje que enfrentam dificuldades envolvendo o assunto da convocação dos concursados e a administração pública de Xinguara. Na gestão do ex-prefeito Osvaldinho Assunção (PSDB), houve demora na homologação do resultado, que só ocorreu no dia 29 de dezembro de 2020, após muita pressão dos aprovados.

“Há deboche na fala do presidente da comissão de concurso da Prefeitura de Xinguara, Dr Renato Soares. Ele foi a uma rádio dizer que não tem como convocar todos os concursados. Ressaltou que a administração pública não tem obrigatoriedade de convocar todos e que vai ser impossível, haja vista a falta de materiais: cadeiras, instrumentos, computadores e outros. São materiais que a administração pública deve ter para o funcionamento do corpo administrativo. Ainda estenderam o prazo da entrega de documentos dos recém convocados, com a intenção de retardar a segunda chamada”, enfatizou um dos aprovados.

TENTATIVA DE ENFRAQUECIMENTO 

Os concursados ainda não convocados afirmam que o chamado da Prefeitura de Xinguara é uma estratégia do prefeito Dr.Moacir. “Convocaram esses 156 aprovados com a intenção de enfraquecer o movimento, mas não vão. Estaremos lutando até o fim para que todos os concursados possam ser convocados e exercerem os seus direitos de funcionários públicos, o qual adquirimos honestamente via seleção. Queremos a convocação, de uma só vez, de todos os concursados”, informou Lorrainy Lima, integrante da comissão.

SEM RESPOSTA

O Portal Papo Carajás tentou contato com a Prefeitura Municipal de Xinguara, mas até o fechamento desta matéria não recebemos resposta. O espaço segue aberto a administração pública, com o entendimento do princípio básico do jornalismo: ouvir os dois lados.

 

Comentários