A Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas (CMSP), realizará no dia 29 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Os públicos-alvo são trabalhadores, prestadores de serviços, usuários do SUS e gestores.

As inscrições serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Conselho Municipal de Saúde, localizado na rua C, 396, no Bairro Cidade Nova.

De acordo com o supervisor da Rede Psicossocial, Wagner Caldeira, o objetivo da conferência é debater políticas de saúde mental no município de Parauapebas. “A saúde mental em Parauapebas está em consonância com a saúde mental no Brasil buscando sempre um cuidado para não repetir os erros do passado brasileiro de violência à pessoas com transtorno mental. Essa conferência é o ponto alto da democracia do Sistema Único de Saúde (SUS), onde serão analisadas as necessidades locais relacionadas a saúde mental”, finaliza Wagner Caldeira.

O município de Parauapebas conta hoje com uma grande estrutura para garantir os serviços necessários para o cuidado com a saúde mental. O município possui psicólogo e assistentes sociais em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), leitos psicossociais localizados dentro do Hospital Municipal de Parauapebas e vários outros componentes que reforçam a rede de Atenção Psicossocial.

De acordo com a presidente do Conselho de Saúde, Leonice de Oliveira, este é um grande avanço para a cidade de Parauapebas. “A proposta desta conferência é criar um amplo campo de debates para melhorar cada vez mais o Atendimento Psicossocial em nosso município.

Durante a programação serão escolhidos os oito delegados que irão representar Parauapebas na Conferência Estadual em Belém do Pará”, explica a presidente do CMSP.

Com o tema: “A Política de Saúde Mental como direito – pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS, serão disponibilizadas 98 vagas distribuídas da seguinte forma.

• 34 (trinta e quatro) para entidades representantes de usuários do SUS, com limite de indicação de 04 (quatro) por entidade (as duas vagas restantes serão sorteadas no encerramento das inscrições entre as entidades inscritas);
• 17 (dezessete) para entidades de trabalhadores de Saúde, com limite de indicação de 04 (quatro) delegados por entidade (as vagas remanescentes serão sorteadas no encerramento das inscrições entre as entidades inscritas);
• 17 (dezessete) para gestores/prestadores;
• 30 (trinta) na condição de observadores.

O secretário de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, espera que a conferência potencialize ainda mais as políticas de atendimento à saúde mental de Parauapebas. “Nosso prefeito Darci Lermen se preocupa com a população de forma ampla, e sem dúvidas em sua gestão é possível ver o grande avanço que vem ocorrendo dentro do atendimento psicossocial. Não tenho dúvidas que este será um momento extremamente importante para a saúde psicossocial de Parauapebas”, ressaltou o gestor da Saúde.

 

 

 

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Parauapebas

Comentários