O secretário municipal de saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, participou de um importante encontro na tarde desta sexta-feira, 16, com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), Hélio Angotti Neto. O objetivo do encontro foi conseguir um apoio na questão de medicamentos e insumos para o município.

A SCTIE é responsável pelas políticas de desenvolvimento científico e inovação em saúde. A Secretaria atua no apoio à pesquisa em saúde e na assistência farmacêutica. Acompanha diariamente os resultados de pesquisas a respeito da Covid-19. Também participa do processo de incorporação de tecnologias, que avalia se um produto pode passar a ser ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores mercados de medicamentos do mundo.

Segundo Gilberto Laranjeiras a visita foi de grande importância para o município. “Hoje demos um importante passo para garantir insumos para Parauapebas, Dr. Hélio Angotti, foi muito solicito e disse que a falta de alguns medicamentos e insumos é uma realidade mundial, mas que medidas já foram tomadas e ele está aguardando a chegada de medicamentos de forma tripartite enviará para todo Brasil e dará a Parauapebas todo apoio necessário”, enfatizou o secretário.

Para saber sobre a ajuda oferecida aos estados e municípios e como está o cenário de transmissão da covid-19, por exemplo, a população pode recorrer ao “Localiza Sus” (https://localizasus.saude.gov.br/).

O Localiza SUS (Sistema Único de Saúde) é uma plataforma criada para centralizar todas as informações relacionadas à situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Na plataforma, é possível encontrar 12 painéis eletrônicos com informações de estratégia e análise sobre o coronavírus.

Um deles mostra o perfil de casos da doença por município, outro contém informações sobre recursos distribuídos aos estados, envio de testes, medicação, vacinação e outros dados importantes.

Na plataforma, é possível encontrar os seguintes painéis: e-SUS Analítico, Leitos, Covid-19, OpenDataSUS, Financeiro, RH, Respiradores, Medicamento, Testes, Vacinas, EPI e Execução Financeira.

A ideia do projeto, de acordo com o governo federal, é dar mais transparência sobre o cenário atual da pandemia no Brasil e ajudar no planejamento de ações de proteção e assistência à população.

Comentários