Na próxima quinta-feira, 19, a Prefeitura de Parauapebas realizará um mutirão de atendimentos na Policlínica Municipal e nas unidades básicas de saúde, das 8h às 18h, em comemoração ao Outubro Rosa – uma campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O mutirão tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde voltados para as mulheres. Na Policlínica Municipal, serão oferecidas consultas ginecológicas com médicos especializados que também darão orientações sobre saúde feminina, prevenção de doenças e a importância de exames periódicos. Além disso, a coleta de material para o exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) estará disponível, permitindo a detecção precoce de alterações nas células cervicais. Também serão realizados testes rápidos para detecção de doenças, como sífilis, HIV e hepatites virais, possibilitando um diagnóstico precoce e tratamento imediato, se necessário.

A mamografia, um dos exames mais eficazes na detecção do câncer de mama, estará disponível durante o mutirão, garantindo que as mulheres tenham acesso a esse recurso tão importante. Além disso, serão oferecidos exames de ultrassonografia transvaginal e mamária, que auxiliam na detecção de alterações nas mamas e no sistema reprodutor feminino, proporcionando diagnósticos mais precisos.

Além dos serviços de saúde, também serão disponibilizados atendimento jurídico e emissão de documentos na Policlínica.

Nas unidades básicas de saúde, será realizada a coleta de material para o exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU).

O secretário municipal de Saúde, Alan Palha, ressalta a importância desse mutirão para a saúde das mulheres de Parauapebas, destacando a conscientização e o incentivo às mulheres para cuidarem de sua saúde de forma abrangente. “O mutirão oferecerá uma série de serviços essenciais e de qualidade, visando não apenas a prevenção, mas também a promoção da saúde. A importância do diagnóstico precoce e da realização regular dos exames preventivos é um ponto fundamental no tratamento, uma vez que o câncer de mama afeta milhares de mulheres a cada ano. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de um tratamento eficaz”, destaca.

A participação no mutirão é gratuita e aberta a todas as mulheres de Parauapebas. É importante levar o cartão SUS.

 

 

 

 

 

Texto: Luciana Queiroz/Foto: arquivo/Ascom/Assessoria de Comunicação | PMP

 

Comentários