Moradores do município de Novo Progresso, sudoeste do Pará, resgataram um filhote de onça preta. Testemunhas disseram que o animal estava sozinho e assustado numa área de mata, quando foi encontrado, neste final de semana.

Os moradores levaram o filhote até a fazenda mais próxima, que fica na comunidade “Alvorada da Amazônia”, na zona rural do município.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que uma equipe de fiscalização ambiental entrou em contato direto com os envolvidos na situação para garantir que o animal tivesse o destino correto.

Segundo a secretaria, um casal de pescadores não identificados abordou o caseiro de uma fazenda, às margens do rio Jamanxim, e pediu que cuidasse do filhote de onça preta e depois iriam retornar para buscá-lo. O funcionário comunicou o dono da propriedade que imediatamente acionou o “Instituto Onça Pintada”.

 

O Instituto Instituto Onça Pintada providenciou transporte interestadual de fauna, emitida pelo Ibama, para que o animal fosse transportado até a sede da entidade e então recebesse os devidos cuidados. O Instituto informou ainda que o filhote é uma fêmea de aproximadamente três meses e já se encontra em protocolo de tratamento de filhotes.

De acordo com os especialistas, as onças pretas, também conhecidas como panteras negras, são, na verdade, onças pintadas que nascem diferentes. A cor escura é uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina nos animais.

 

 

 

Com informações Correio de Carajás

Comentários