No próximo dia 07 de agosto, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Parauapebas (PA), a Companhia de Teatro Maria Clara Machado realiza a apresentação técnica do projeto “Nos Trilhos do Teatro”, iniciativa que propõe a circulação do espetáculo infantil, O Coelhinho Pitomba e oficinas educativas de iniciação teatral de forma gratuita.
Realizado pelo Instituto Cultural Terra Fértil e Ministério da Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto percorrerá quatro cidades da Amazônia Legal: São Pedro da Água Branca e Açailândia, no Maranhão; Canaã dos Carajás e Parauapebas, no Pará. Ao atuar nesses municípios, a iniciativa reafirma a descentralização da arte como forma de valorizar a diversidade cultural e ampliar o acesso à cultura.
Sobre o espetáculo – “O Coelhinho Pitomba”, de autoria de Milton Luiz, aborda temas como a crise hídrica, a preservação da natureza e a força da amizade, com uma linguagem acessível e sensível, que toca tanto as crianças quanto os adultos. A escolha da peça se deu por se tratar de uma narrativa educativa, reafirmando o teatro como ferramenta de transformação.
“Esse projeto não é só uma circulação. É um chamado à escuta e à conexão. Fazer teatro é também propor um novo modo de estar no mundo — mais atento, mais sensível, mais vivo”, disse Tonico Ferreira, diretor da Companhia de Teatro Maria Clara Machado
A apresentação da peça é gratuita em todas as cidades. Para assistir, basta comparecer nos locais dos eventos, que são todos em praça pública. O intuito foi reinscrever o teatro em um espaço simbólico de encontro e coletividade.
Oficinas educativas
Cada cidade receberá oficinas gratuitas de iniciação e aperfeiçoamento teatral abertas ao público, com idade mínima de 16 anos. As formações introduzem fundamentos da linguagem cênica, promovem vivências de imaginação, expressão corporal e convivência. Para participar das oficinas, basta se inscrever pelo link: https://acesse.one/inscricaooficina
Sobre o Instituto Cultural Vale – Criado em 2020, o Instituto Cultural Vale nasceu com a missão de ampliar e fortalecer a atuação da Vale no campo da cultura. Com foco na valorização de patrimônios, na democratização do acesso e no estímulo à diversidade de expressões artísticas, o Instituto se consolida com investimentos da empresa em iniciativas culturais por todo o Brasil.
Sua atuação abrange museus e centros culturais próprios, ações de preservação do patrimônio material e imaterial, além do apoio a projetos que reconhecem a cultura como um instrumento de transformação social. Com essa abordagem, o Instituto busca gerar impacto positivo na vida das pessoas e contribuir para a construção de um legado cultural para as próximas gerações.
Sua atuação abrange museus e centros culturais próprios, ações de preservação do patrimônio material e imaterial, além do apoio a projetos que reconhecem a cultura como um instrumento de transformação social. Com essa abordagem, o Instituto busca gerar impacto positivo na vida das pessoas e contribuir para a construção de um legado cultural para as próximas gerações.
Percurso da circulação:
São Pedro da Água Branca (MA)
• Espetáculo: 16/08, 20h – Praça da Juventude
• Oficinas: 11 a 15/08, 19h30 – Auditório do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Açailândia (MA)
• Espetáculo: 30/08, 20h – Pátio do Teatro Municipal
• Oficinas: 25 a 29/08, 19h – Anfiteatro da Vila Ildemar
Canaã dos Carajás (PA)
• Espetáculo: 04/10, 20h – Praça da Bíblia
• Oficinas: 29/09 a 03/10, 19h30 – Auditório Usina da Paz
Parauapebas (PA)
• Espetáculo: 18/10, 20h – Praça da Popular 1
• Oficinas: 13 a 17/10, 19h30 – CDC, Centro de Desenvolvimento Cultural