Um depoimento emocionante da Sandra Maria Santana, moradora do Vale do Sol, destacou a importância desses atendimentos de saúde preventivos. Sandra revelou que, durante uma consulta de rotina na Carreta da Mulher, há um ano, recebeu o diagnóstico de câncer de mama pela segunda vez. Ela está em tratamento e compareceu para uma consulta de acompanhamento. Sua história é um exemplo vívido de como essas ações podem salvar vidas.

Desde o dia 09 de maio, a Carreta da Mulher tem oferecido uma variedade de serviços de saúde no Centro Comunitário Vale do Sol, e continuará até o dia 26. O objetivo principal é promover a saúde e o bem-estar das mulheres, com atendimentos que visam a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de doenças relacionadas à saúde feminina.

Essa iniciativa faz parte do cronograma de atividades programadas pelo Centro Comunitário Vale do Sol e contribui para a política de fortalecimento institucional do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), responsável pelo centro.

Até o dia 19 de maio, já foram realizados mais de 400 atendimentos diversos, com os seguintes números: 113 consultas ginecológicas; 165 ultrassom de mama; 02 exames de colposcopia; 62 exames para rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); 112 aferição de pressão arterial; 09 atendimentos e inserção e retirada de DIU.

 

 

 

 

Texto/Fotos: Karine Gomes

 

 

Comentários