Mototaxistas e taxistas se uniram na manhã desta segunda-feira (22) e fecharam o acesso a Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP). Eles queriam respostas por parte do governo municipal em relação a uma série de reivindicações.

Entre as principais, está o empréstimo do Banco do Povo, subsidiado pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, que segundo a classe nunca saiu, bem como a retirada de taxas de impostos do município. Este último quesito, segundo os mototaxistas, foi promessa de campanha do atual prefeito, Darci Lermen.

A reportagem conversou com Antônio Silva, um dos mototaxistas. “Todo mundo sabe que nessa pandemia os autônomos sofreram grandes prejuízos. As corridas caíram absurdamente e a nossa renda foi lá pra baixo. Diante dessa questão, muitos de nós fizemos empréstimos juntamente ao Banco do Povo, mas até agora não recebemos nada. Enquanto isso, tem secretário pegando dinheiro nosso e funcionários deles”, relembrou Antônio.

Em relação a queixa do mototaxista, Antônio se referiu a informação de que o secretário Rodrigo Zanrosso, a secretária adjunta e outros funcionários da Secretaria de Desenvolvimento (Seden) da Prefeitura Municipal de Parauapebas teriam se beneficiado com a verba do Banco do Povo. A Prefeitura se pronunciou em relação ao caso por meio de uma nota postada nesta matéria pelo Papo Carajás, mais abaixo.

Em relação a questão da retiradas das taxas, a Ascom informa que haverá uma reunião dos manifestantes com o gabinete, onde o assunto será debatido e esclarecido.

A respeito de informações sobre o Banco do Povo, a Prefeitura de Parauapebas esclarece:

1. Durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, além de cuidar da saúde da população, a Prefeitura também trabalhou para reduzir o impacto da crise sanitária sobre a saúde econômica do município. A linha de crédito especial, criada para atender pequenos e microempresários, por meio do Banco do Povo, conseguiu atenuar os efeitos da pandemia nos negócios dos empreendedores e ajudou a manter milhares de empregos.

2. Outras ações, com o mesmo propósito, foram dirigidas para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, como a entrega de cestas básicas e a ampliação do Gira Renda. O atendimento se completou, ainda, com o cartão Merenda Escolar. Além de ajudar a garantir comida na mesa dos estudantes no período de suspensão das aulas, o cartão propiciou aos comerciantes uma receita certa com a venda de alimentos.

3. Ações como estas, aliadas à estratégia de enfrentamento da pandemia, deram ótimos resultados. Com destaque para a ampliação do atendimento nas unidades de saúde, a testagem rápida, o tratamento precoce, a sanitização da cidade, as medidas preventivas de higienização, a distribuição de máscaras e álcool em gel, a construção do Hospital de Campanha, a ampliação dos leitos de UTI e semi-UTI, entre muitas outras decisões. Parauapebas tem hoje uma das menores taxas de letalidade por covid-19 no Estado e já conta com mais de 2.800 pacientes curados.

4. Quanto ao crédito concedido pelo Banco do Povo, quase mil pessoas foram atendidas, com aportes que chegam a 11 milhões de reais. Um resultado bastante expressivo, que evidencia a importância do programa e a sua efetividade. Com rapidez e amplo alcance, o programa atendeu a mais de 15 categorias de diversos segmentos, o que foi decisivo para evitar o fechamento de empresas e a demissão de funcionários.

5. Dada a enorme procura pelo crédito e a necessidade de avaliar os pedidos com urgência e transparência, para evitar ou corrigir possíveis erros no processo, a própria Secretaria de Desenvolvimento já determinara, há mais de uma semana, a revisão de uma série de contratos, incluindo aquele firmado com empresa pertencente à família do secretário. Ele próprio tomou a iniciativa de sustá-lo e de devolver o crédito, para que não pairem desconfianças sobre as ações do Banco do Povo e seus gestores. Dependendo do resultado dessa revisão, caso se mostre necessário, a Prefeitura de Parauapebas poderá instaurar uma comissão de sindicância para aprofundar a apuração dos processos e corrigir eventuais problemas.

6. O testemunho das centenas de empreendedores atendidos, por si só, demonstra a eficácia de um programa que vem cumprindo seus objetivos, como se pode notar pela sobrevivência de empreendimentos como academias, restaurantes, confecções, lojas de diversos segmentos. Com a retomada gradativa da atividade econômica, fica consolidada a importância do Banco do Povo nessa transição e a busca permanente da transparência na gestão, marca da atual administração municipal.

 

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

 

 

 

Comentários