Em entrevista a Rádio Árara Azul na manhã desta quinta-feira (7), durante o programa Alerta 96 com o radialista Elson Brito, o coordenador da Defesa Civil, Jales Santos, falou da antecipação dos moradores das áreas de risco em acionar a Defesa Civil para ajuda na retirada das famílias dos locais prestes a serem alcançados pelas águas do Rio Parauapebas e o Igarapé Ilha do Coco, o popular Sebozinho.

Para Jales, a antecipação é uma forma de evitar tragédia e facilita o trabalho dos agentes da Defesa Civil. O coordenador também informou que as águas do Rio Parauapebas estão 10.60 metros acima do nível normal.

Mais de 35 famílias já foram retiradas de áreas de risco, totalizando 84 pessoas. A maioria dessas famílias preferiu ir para a casa de familiares e somente 6 estão no abrigo público localizado no bairro Primavera.

 

 

Jales ressaltou que mais chuvas estão previstas para o mês de Março e é importante que as pessoas que moram em áreas de risco fiquem atentas. Os principais bairros atingidos são: liberdade I e II, União, Riacho Doce, Primavera e Novo Tempo.

Os deslizamentos de terra em áreas de morro também preocupam. Até agora já foram registrados 7 ocorrências, mas sem gravidade. Profissionais da Defesa Civil estão trabalhando em turnos para atender as demandas e avaliam áreas de riscos para possíveis isolamentos.

 

Para acionar a Defesa Civil a população deve entrar em contato pelos telefones: 3356-2597 ou 199.

 

 

Comentários