Na noite desta terça-feira (11), o governador do Pará Helder Barbalho e o prefeito Aurélio Goiano anunciaram asfaltamento e a regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). A pauta é de grande relevância para Parauapebas, pois há vários anos, a Capital do Minério ressaltava a necessidade da regionalização do HGP.
Helder afirmou que, a cada 10 quilômetros de asfalto entregues pela Prefeitura de Parauapebas, mais 10 km serão entregues pelo Governo do Pará. “Firmamos aqui um acordo para parcerias do governo do estado com a prefeitura de Parauapebas. Primeiro, asfalto. Vamos fazer asfalto juntos. Combinamos aqui: a cada dez quilômetros que a prefeitura colocar, o governo do estado coloca mais dez quilômetros para que possamos pavimentar as vias e garantir melhor mobilidade para a população”, destacou o governador.
Outro grande marco do encontro foi o anúncio da regionalização do hospital. Mesmo com uma visível precariedade na saúde pública, que se arrasta há anos, Parauapebas atende demanda de outros municípios e isso gera um boom no número de pessoas para serem atendidas, sobrecarregando a saúde pública da cidade. Com a regionalização, o Estado tende a oferecer mais estrutura, mais mão de obra, mais especialidades e muitos outros benefícios.
O prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, comemorou os anúncio e ressaltou a importância da parceria para garantir avanços estruturais e na saúde da população. “Estou muito feliz, essa é a melhor notícia que eu poderia dar para o meu povo. O hospital regional de Parauapebas é realidade. É parceria do nosso município com o governador do estado. E também garantiremos 100 km de asfalto! Preciso agradecer ao nosso presidente da Câmara, deputado Chicão, à nossa vice-governadora, Hana Ghassan, ao meu deputado estadual Wesley Tomaz e ao meu amigo Jair Martins. Deus abençoe.”