Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Canaã: Câmara celebra sessão solene de outorga de títulos de Cidadão Honorário

    29/08/2025

    Com Josemira, Bolsa Família e carteira assinada estão em ‘empate técnico’ em Canaã

    29/08/2025

    Vereadora Érica Ribeiro lança “Gabinete na Comunidade” e vai aos bairros ouvir a população e levar serviços de saúde e cidadania

    28/08/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Região»Hospital Regional em Marabá aborda desafios e cuidados especiais na prematuridade
    Região

    Hospital Regional em Marabá aborda desafios e cuidados especiais na prematuridade

    ViniciosBy Vinicios19/11/2024Sem comentários4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Camila Pereira da Silva, moradora do município de Canaã dos Carajás, acompanha há 73 dias a filha prematura, Helena, que recebe cuidados especializados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Nesta segunda-feira (18), Camila participou da programação alusiva à campanha Novembro Roxo, que debate aspectos da prematuridade.

    “Tem sido um grande desafio desde o nascimento da Helena. Mas aqui no Hospital recebemos todo o suporte necessário, tanto para a saúde dela quanto para o nosso emocional. Participar dessas atividades é muito especial, pois me sinto acolhida e percebo que não estou sozinha nessa jornada”, disse Camila.

    A unidade do Governo do Pará promoveu palestras educativas sobre desafios e cuidados essenciais com recém-nascidos prematuros. As atividades também incluíram dinâmicas interativas, voltadas ao fortalecimento do vínculo entre mães e profissionais da unidade. O objetivo foi reforçar a importância do acompanhamento médico especializado e do apoio emocional durante o período de internação.

    A enfermeira neonatal Kaylenn Nascimento, que atua no HRPS e foi palestrante na ação, destacou a relevância de orientar as mães sobre os cuidados diários com os bebês prematuros. “Nosso foco é fornecer orientação sobre como cuidar dos bebês, desde os aspectos médicos até os cuidados emocionais. Essas atividades visam fortalecer o vínculo entre mães e filhos, oferecendo apoio prático e emocional para que possam lidar com os desafios da internação de forma mais tranquila e confiante”, explicou a profissional.

    Palestras sobre prevenção para pacientes e profissionais da unidade marcaram o mês da prematuridade

    Estatística – O Dia Mundial da Prematuridade é lembrado anualmente em 17 de Novembro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maior número de nascimentos prematuros. Aproximadamente 12% dos nascimentos no País são de prematuros, totalizando cerca de 340 mil bebês prematuros por ano, o equivalente a seis prematuros a cada 10 minutos.

    A médica pediátrica Daiane Oliveira, diretora Técnica do Hospital, explicou que a gestação normal dura até 41 semanas e seis dias. Quando o parto ocorre antes de 37 semanas, o bebê é considerado prematuro. As principais causas da prematuridade, segundo a pediatra, são hipertensão materna, diabetes gestacional e outras condições, como pré-eclâmpsia.

    “A prevenção é essencial para a gestação saudável. Realizar o pré-natal corretamente, seguir as orientações médicas, ter alimentação balanceada, controlar ganho de peso e evitar o estresse são fundamentais para a saúde da mãe e do bebê”, enfatizou a especialista.

    A profissional ainda ressaltou que a prevenção da prematuridade ajuda a evitar complicações, como a imaturidade respiratória, problemas no sistema digestivo e metabólico, e possíveis sequelas no desenvolvimento neuropsicomotor.

    Referência – A UTI Neonatal do Hospital Regional, gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é referência no atendimento a prematuros, oferecendo cuidados especializados para recém-nascidos em estado crítico. Atende crianças de 22 municípios da região de Integração Carajás.

    Profissionais do HRSP garantem tratamento humanizado aos pequenos pacientes

    Com nove leitos intensivos neonatais, a unidade é equipada com tecnologia de ponta, e conta com médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais. “Nosso diferencial está na qualidade do atendimento e na dedicação de nossa equipe. Garantimos cuidados personalizados, com carinho e profissionalismo, em um ambiente que prioriza a humanização”, destacou Polliana Lobo, coordenadora da UTI Neonatal.

    Ela destacou ainda os projetos de humanização destinados aos pequenos pacientes, dentre os quais o Projeto Polvinho Amigo, que utiliza polvos de crochê para proporcionar conforto aos recém-nascidos, ajudando-os a se sentirem mais seguros, e o Projeto Canguru, que incentiva o contato pele a pele entre bebês e seus pais, fortalecendo o vínculo familiar e auxiliando na recuperação.

    Serviço: O Hospital Regional do Sudeste do Pará garante à população atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal.

     

     

     

     

     

    Texto: Ascom/HRPS

    Hospital Regional Marabá
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleSeduc aplica avaliação educacional paraense 2024
    Next Article Produto Interno Bruto do Pará é o maior da Região Norte, aponta Fapespa
    Vinicios

    Postagens relacionadas

    Região

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025
    Região

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025
    Região

    Pará lidera geração de empregos formais na Região Norte no primeiro semestre de 2025

    07/08/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025

    Pará lidera geração de empregos formais na Região Norte no primeiro semestre de 2025

    07/08/2025

    No Pará, madeireira denunciada pelo MPF é condenada a pagar R$ 22,8 milhões por desmatamento em terra indígena

    06/08/2025
    Populares

    Canaã: Câmara celebra sessão solene de outorga de títulos de Cidadão Honorário

    29/08/2025

    Com Josemira, Bolsa Família e carteira assinada estão em ‘empate técnico’ em Canaã

    29/08/2025

    Vereadora Érica Ribeiro lança “Gabinete na Comunidade” e vai aos bairros ouvir a população e levar serviços de saúde e cidadania

    28/08/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.