Em entrevista concedida na TV Liberal pela tarde desta segunda-feira (7), o governador Helder Barbalho anunciou um plano em andamento para conter a onda de criminalidade no Estado. Caso o pedido feito ao Governo Federal, solicitando o reforço de 500 agentes da Força Nacional seja negado pelo ministro da Justiça Sérgio Moro, o governador disse está sendo estudada a possibilidade de realocar cerca de mil policiais militares que estão trabalhando em prédios públicos para as ruas novamente.

Segundo Helder Barbalho, o estudo feito junto com a Polícia Militar visa convocar PMs cedidos para órgãos públicos como o Ministério Público do Estado (MPPA), Assembleia Legislativa e  Tribunal de Justiça (TJPA). Ainda segundo o governador,  já neste sábado (12), 60 veículos da polícia que estão em atividade administrativa serão deslocados deslocados para fazerem rondas e, segundo ele, “aproximar a polícia das ruas”

“No momento que eu cedo o PM para um órgão, eu estou deixando de colocar um PM na rua para dar segurança à população. Esta é a primeira iniciativa para aumentar o efetivo da PM nas ruas”, disse Helder Barbalho.

Helder ainda destacou que os números de violência diminuíram nesses primeiros dias de seu governo em relação ao mesmo período em 2018. Segundo o governador, na primeira semana de 2019, houve redução de 80% nos furtos e 10% nos homicídios no Estado do Pará, mesmo levando em conta a chacina no bairro da Cabanagem, no dia 1º, quando cinco pessoas foram assassinadas.

Comentários