Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Canaã dos Carajás: Polícia Militar prende suspeito em flagrante por homicídio no centro

    10/10/2025

    Cop 30: Equipe da ONU chega a Belém definitivamente

    09/10/2025

    Parauapebas: Operação atua contra garimpos ilegais no Rio Azul após denúncias noticiadas pelo Portal Papo Carajás

    09/10/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Região»Governo lança plataforma turística Visit Pará
    Região

    Governo lança plataforma turística Visit Pará

    07/10/2025Sem comentários5 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, lançou nesta segunda-feira (6), a plataforma Visit Pará, uma iniciativa inovadora voltada à transformação digital do turismo no Estado. Em um ambiente virtual integrado, a plataforma conta com site e aplicativo destinados a turistas, órgãos públicos e empreendedores locais e já está disponível no endereço www.visitpara.com.br. O evento de lançamento ocorreu no Palácio do Governo, com a presença de autoridades estaduais e municipais, associações, representantes do Sebrae e do trade turístico.

    A plataforma visa modernizar a gestão do turismo, centralizando em um único ambiente informações sobre atrativos, serviços, eventos e rotas, o que contribui para o fortalecimento da governança, melhora a promoção dos destinos, além de aumentar a competitividade nacional e internacional, orientando políticas públicas.

    O governador do Estado, Helder Barbalho, avalia a plataforma como essencial para turistas e empreendedores, identificando desafios do setor e orientando para o comportamento turístico no nosso Estado. “A plataforma trará dados importantes para tomada de decisões e para estratégias futuras que fortaleçam o setor na economia. Vai permitir que operadores de turismo tenham informações para aprimorar suas atividades e expandir suas operações. Naturalmente, será também uma ferramenta para que nossos visitantes conheçam melhor o Pará, com mais orientação e qualidade na experiência”, afirma o governador.

    Ainda segundo Helder, a iniciativa surge em um momento de grande visibilidade para o Estado, que vive um crescimento significativo no interesse turístico nacional e internacional, impulsionado por eventos como a COP30. O governador também destacou investimentos em infraestrutura turística, com a inauguração de novos equipamentos, entre eles, o Parque de Bioeconomia da Amazônia, o Museu das Amazônias, o Complexo Porto Futuro, a modernização do aeroporto de Belém, terminais hidroviários, além da expansão da rede hoteleira. “O turismo é uma nova vocação econômica e temos o principal produto: o Pará, com suas riquezas naturais, culturais, históricas e gastronômicas”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

    O governador Helder também ressaltou o potencial de destinos turísticos como Marajó, Salinópolis, Bragança, Parauapebas e São Geraldo do Araguaia, além da experiência única com povos tradicionais, florestas, rios e praias da região amazônica.

    A vice-governadora, Hana Ghassan, destacou o desenvolvimento do turismo no Estado. “Queremos que o turista, quando chegar aqui, saiba exatamente para onde ir, de acordo com o que ele procura. Se busca uma experiência gastronômica, terá restaurantes recomendados. Se quer visitar museus, saberá onde estão. E agora, com essa plataforma, temos uma oportunidade enorme. Mas ela só será conhecida se cada um de nós ajudar a divulgar”, afirmou.

    Segundo o titular da Setur, Eduardo Costa, a Secretaria trabalha para fazer do turismo um vetor econômico do Estado, com turismo sustentável, que traga resultado efetivo para a população paraense. “O Pará é o primeiro Estado a utilizar essa plataforma, com toda estrutura tecnológica, de recursos que possam impactar ainda mais no nosso turismo. É uma plataforma nossa, que terá a nossa cara, os nossos empreendimentos, o nosso artesanato, os nossos destinos. Então, tivemos a preocupação de fazer algo padronizado, algo realmente de qualidade, para ser um elemento fundamental para o crescimento do movimento turístico do Pará”, disse.

    Para Elizabete Grunvald, presidente da ACP, a plataforma chegou em um momento muito oportuno. “Essa solução é muito necessária. Parabenizo toda a equipe do governo do Estado que construiu essa plataforma e hoje eu tenho certeza que é o início de uma semana com mais entregas que a gente está tendo. Então, quero dizer que o setor produtivo nunca duvidou que nós teremos daqui há 30 dias uma grande COP, felizes e nos regozijando com tanta coisa boa que está acontecendo. Então, essa é uma construção de todo mundo, e conte com a gente, o setor produtivo está aqui, para fazer essa roda girar mais do que nunca”, sinalizou.

    Turistas, empreendedores (hotéis, restaurantes, operadores turísticos, associações) e gestores públicos poderão acessar a plataforma de forma gratuita.

    Website e aplicativo

    O site já está disponível para acesso no endereço visitpara.com.br e o aplicativo estará nesta semana disponível para Android e IOS.

    Ambos espelham as funcionalidades da plataforma web, garantindo acesso facilitado às informações por meio de navegação fluida, mapas interativos, roteiros personalizados, trilhas e circuitos com informações detalhadas, catálogo de atrativos, serviços, eventos e experiências. Além de recursos multimídia, filtros, buscas inteligentes. A tecnologia utilizada permite ainda o uso offline, com o download de trechos e trilhas diretamente no dispositivo do visitante.

    Gestão colaborativa

    A Setur será o órgão articulador, responsável por integrar os municípios e parceiros, garantir alinhamento estratégico e usar os dados e dashboards da plataforma para definir políticas públicas e promover o turismo do Pará. Além disso, os gestores da Setur serão responsáveis pelo filtro de conteúdo. Cada município, instituição ou parceiro também terá sua própria conta para inserir e atualizar conteúdos (atrativos, eventos, serviços). A moderação será feita de forma compartilhada, garantindo autonomia editorial, mas dentro de diretrizes estratégicas comuns.

    Governo do Pará
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleEm Serra Pelada, milhares de brinquedos são distribuídos para crianças
    Next Article Sindicato Metabase Carajás cobra da Vale aumento salarial a todos trabalhadores nas minas do Pará

    Postagens relacionadas

    Região

    Cop 30: Equipe da ONU chega a Belém definitivamente

    09/10/2025
    Região

    Motorista atropela e mata duas pessoas em Parauapebas

    21/09/2025
    Destaque

    Pará mais seguro: mais investimentos em equipamentos de alta tecnologia

    02/09/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    Cop 30: Equipe da ONU chega a Belém definitivamente

    09/10/2025

    Motorista atropela e mata duas pessoas em Parauapebas

    21/09/2025

    Pará mais seguro: mais investimentos em equipamentos de alta tecnologia

    02/09/2025

    Em Canaã dos Carajás, Hana Ghassan lidera intenção de votos

    20/08/2025
    Populares

    Canaã dos Carajás: Polícia Militar prende suspeito em flagrante por homicídio no centro

    10/10/2025

    Cop 30: Equipe da ONU chega a Belém definitivamente

    09/10/2025

    Parauapebas: Operação atua contra garimpos ilegais no Rio Azul após denúncias noticiadas pelo Portal Papo Carajás

    09/10/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.