Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Motorista atropela e mata duas pessoas em Parauapebas

    21/09/2025

    Mestrando cria tecnologia para alunos surdos de Parauapebas aprenderem matemática

    20/09/2025

    Novo Carabao vai realizar grande show no Ginásio Poliesportivo

    18/09/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Região»Forças de Segurança do Pará integram Operação Nacional ‘Shamar’ nesta sexta (1º)
    Região

    Forças de Segurança do Pará integram Operação Nacional ‘Shamar’ nesta sexta (1º)

    ViniciosBy Vinicios01/08/2025Sem comentários6 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    No mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, o ‘Agosto Lilás’, o Pará por meio do Sistema Estadual de Segurança Pública integra a operação nacional “Shamar”, idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é fortalecer as ações preventivas, ostensivas e repressivas em combate a violência doméstica e familiar contra à mulher, e principalmente, os casos de feminicídios.

    No Pará, as ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com o Sistema Estadual de Segurança e Defesa Social, desde esta sexta-feira (1º) a 4 de setembro de 2025.

    O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, destaca as ações educativas e preventivas, a exemplo do reforço dos canais de atendimento e do suporte que a mulher pode receber.

    “Reforçamos a importância das ações preventivas e cuidados que a mulher precisa ter não apenas em agosto, mas em todos os meses do ano, com a garantia de seus direitos, liberdade e principalmente sua integridade. Portanto, estamos novamente junto com o Governo Federal e outros Estados, empenhados nas ações da operação “Shamar” para que a gente possa realmente, não só na Região Metropolitana de Belém, mas nas cidades que identificamos o maior número de ocorrências, dar uma resposta e reduzir os indicadores de crimes contra às mulheres”, afirmou o secretário.

    Ualame Machado completou: “Nós sempre tivemos como premissa garantir o direito das mulheres e a sua proteção e seguimos trabalhando em prol disso diariamente. Portanto, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado de forma integrada na ampliação dos canais de denúncia e no incentivo a elas, além de termos lançado programas especificamente para o atendimento às mulheres, a exemplo do Pró-Mulher Pará, bem como a implantação de novas delegacias especializadas, para que elas tenham um atendimento qualificado e humanizado, se houver a necessidade”, afirmou o titular da Segup.

    Municípios paraenses vão receber ações de prevenção e repressão, onde houver a necessidade de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e algumas cidades também vão receber reforço de efetivo especializado, a exemplo de Marabá, Breu Branco, Cametá, São Miguel do Guamá, Muaná, Marapanim, Mãe do Rio, Abaetetuba e Capanema, durante o período da operação.

    Para a diretora de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social da Segup, delegada Ariane Santos, a Operação Shamar no Pará se mostra essencial. “As ações desenvolvidas têm o objetivo de proteger as vítimas e promover transformações culturais que combatam as raízes desse problema estrutural em nossa sociedade”.

    “A exemplo do que vimos nos jornais e redes sociais recentemente, um episódio lamentável que teve no Rio Grande do Norte, onde uma vítima levou mais de 60 socos. Então, essas práticas nos mostram, ainda, que mesmo a gente fazendo muitas campanhas, muitos trabalhos preventivos e repressivos, infelizmente a violência está aí. Muitas vezes de maneira totalmente inacreditável, de uma forma tão cruel que a gente pode até duvidar que possa existir. Portanto, o principal objetivo do plano atual é oferecer orientações para o desenvolvimento de medidas preventivas, educativas, ostensivas e repressivas por parte dos órgãos participantes, com o intuito de combater, cada vez mais, a violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio no Pará”, enfatizou a delegada.

    Ações da Operação

    As ações voltadas à Operação “Shamar” vão garantir a prioridade ao atendimento de situações de urgência e emergência. Também, o cumprimento de mandados de prisão de agressores de mulheres, assegurando sua responsabilização pelos crimes cometidos. A medida inclui o patrulhamento preventivo em áreas com histórico de ocorrências identificadas pelos serviços de urgência e emergência.

    Durante o mês, também serão oferecidas formações para os servidores de segurança pública e da rede de atendimento, através de palestras e treinamentos, para qualificar a abordagem em casos de violência contra mulheres. O objetivo também é ampliar a discussão sobre temas como gênero e direitos humanos, além de ensinar técnicas como escuta ativa, empatia, respeito e entendimento das particularidades desse tipo de crime.

    Serviços: Atualmente, o Estado dispõe de medidas contra a prática de crimes contra a mulher, como as operações desenvolvidas anualmente em parceria com o Governo Federal, a exemplo da “Shamar” em andamento; o aplicativo “SOS Maria da Penha” desenvolvido pela Polícia Militar, juntamente com a Patrulha Maria da Penha que monitora e acompanha mulheres com medidas protetivas.

    O Estado dispõe também do Programa Pró-Mulher Pará, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que atua a partir de denúncias feitas por meio do canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190, do Centro Integrado de Operações (Ciop), da Segup. O Programa inclui a viatura rosa, com equipe qualificada, que é direcionada para o local indicado pela vítima ou um vizinho ou familiar que presencie a violência. A medida tem como objetivo o atendimento ágil, humanizado e a redução, cada vez mais, de toda e qualquer violência contra as mulheres no Pará.

    O Pará também conta com o Sistema “Alerta Pará Mulher” que atende mulheres da Região Metropolitana de Belém com medidas protetivas cadastradas no “SOS Maria da Penha”. A utilização do sistema ocorre no momento em que a mulher aciona o aplicativo, a chamada, imediatamente, é também direcionada para um atendente no CIOp, agilizando o atendimento, inclusive indicando a localização da vítima para o envio da viatura mais próxima.

    O atendimento em algumas Delegacias Especializadas foi ampliado para 24h, além da implantação de uma nova “Sala Lilás” em Salinópolis e a criação da Delegacia Especializada em Feminicídio e Outras Mortes Violentas contra Gênero (Defem).

    Denúncia – A denúncia pode ser feita por meio da Delegacia Virtual, que tem um botão específico para esse tipo de violência, ou acionando os canais do sistema de segurança como o 190 do CIOP, ou o Disque Denúncia, seja por chamada convencional, ligando para o 181 e ou falando com a IARA (Inteligência Artificial Rápida e Anônima) no whatsapp 91 98115-9181. O whatsapp possibilita o envio de imagens, localização e áudio, além do chatbot e formulário presentes no site da Segup. Todos os canais oferecem sigilo e anonimato. E ainda, procurar a delegacia mais próxima ou uma especializada no atendimento à mulher.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticlePrefeito Alexandre Siqueira reafirma compromisso com a Cultura e o Turismo de Tucuruí e garante mais uma edição do Carnaré
    Next Article Empregos na Vale: Pará tem 120 vagas para estagiários
    Vinicios

    Postagens relacionadas

    Região

    Motorista atropela e mata duas pessoas em Parauapebas

    21/09/2025
    Região

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025
    Região

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    Motorista atropela e mata duas pessoas em Parauapebas

    21/09/2025

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025

    Pará lidera geração de empregos formais na Região Norte no primeiro semestre de 2025

    07/08/2025
    Populares

    Motorista atropela e mata duas pessoas em Parauapebas

    21/09/2025

    Mestrando cria tecnologia para alunos surdos de Parauapebas aprenderem matemática

    20/09/2025

    Novo Carabao vai realizar grande show no Ginásio Poliesportivo

    18/09/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.