A contadora e empresária paraense Maria Onilce Pereira, CEO da Maryah Accounting, foi uma das homenageadas no último final de semana em um evento internacional de reconhecimento profissional e honra ao mérito realizado no Hotel Belmond Copacabana Palace, também conhecido como lendário playground do glamour da cidade do Rio de Janeiro.

Organizado pelo Internacional Business Institute, o evento trouxe Maria Onilce como uma das personalidades femininas de grande destaque no Brasil nos últimos anos, devido ao currículo de resplendor e a trajetória de sucesso que ela alcançou, sendo inspiração para milhões de mulheres apenas no Pa.

Empresária de notório saber no ramo da contabilidade pública, Onilce foi, em 2017, uma das personagens centrais nos bastidores dos fundamentos técnicos dedicados à conquista do Brasil e dos municípios mineradores narevisão das alíquotas incidentes sobre recursos minerais, dos quais decorre a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem). Sua atuação, articulada com as tratativas políticas de prefeitos e parlamentares, possibilitou ganhos extraordinários para os municípios, especialmente os da região de Carajás, com a elevação dos royalties de mineração.


Na bagagem, a personalidade paraense que
caiu no gosto de consultores de mercado do exterior traz uma linda história de superação, em que impressiona por ter aprendido a ler e escrever sozinha, aos 14 anos, quando só então frequentou uma escola pela primeira vez e, a partir daí, nunca mais parou de estudar, seja se especializando no mundo acadêmico, seja aumentando seu portfólio profissional de conhecimentos e serviços ofertados a clientes.

Destaque internacional

Esta é uma noite em que passa um filme na minha cabeça. Um filme sobre a minha infância humilde; sobre aquela menina que andava descalça na roça; sobre as lições deixadas pelo meu falecido pai, homem honesto e trabalhador, que queria ver os filhos formados;sobre o bullying que sofri na escola, por ser a adulta na turma de crianças, batalhando para concluir os estudos, emociona-se a empresária.

E não é para menos: nos últimos dois anos, aquela que foi uma simples camponesa na infância e venceu por meio dos estudos tem ganhado destaque em páginas de veículos de comunicação e institutos renomados no Pará, no Brasil e mundo afora. Ano passado, por exemplo, Onilce foi destaque na Revista Caras e, ainda, foi homenageada com o título de Professora Honorária pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. O nome da titular da Maryah Accounting foi um dos dez mais citados pela imprensa paraense em 2022.

Sou fruto das escolas públicas de Parauapebas e tenho muito orgulho de minha trajetória, marcada por dificuldades, abdicações, resiliência e determinação. Foi assim que conseguir fazer quatro graduações, diversas especializações, abrir mão da estabilidade de concurso público e me lançar num competitivo mundo empresarial dominado por homens, como é a contabilidade pública”, destaca a homenageada.

Na última quinta (16), Onilce recebeu a estatueta Vitória de Samotrácia, que representa estratégia, foco, disciplina e controle emocional, tudo o que a empresária e empreendedora paraense sabe ter para tocar negócios de grande envergadura e que empregam dezenas de pessoas no estado, além de gerar cadeia de valores que otimizam a entrega de serviços diversos no setor públicopor parte de seus clientes.

Comentários