Dezenove respiradores foram encontrados no Hospital Abelardo Santos, em Belém. A descoberta aconteceu no dia 22 de março, durante o processo de troca de gestão da organização social que administrava o hospital. O caso foi confirmado neste sábado (17) pelo Governo do Estado.

O hospital, que fica no distrito de Icoaraci, é referência no combate à Covid-19 e atendia exclusivamente pacientes com a doença até o último dia 15. Os 19 respiradores novos estariam em uma “parede falsa” no auditório do prédio, de acordo com denúncia. Uma funcionária do hospital afirmou que foi preciso quebrar a parede para terem acesso aos equipamentos. A Sespa nega a informação de uma possível “parede falsa” e disse que os respiradores já estão sendo utilizados.

O Governo do Pará confirmou a informação sobre os respiradores e afirmou que uma comissão interna apura o caso. O Governo do Pará não informou o valor pago pelo equipamento e nem a data de aquisição, e declarou que, caso seja identificado prejuízo ao estado, tomará as medidas cabíveis.

Procurada, a organização social Santa Casa de Pacaembu, a antiga responsável pela gestão do Abelardo Santos, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: G1 Pará

Comentários