Motoristas e proprietários de caminhões pipas estiveram protestando durante a Sessão da Câmara de Parauapebas nesta terça-feira (22). Segundo informações apuradas pelo Papo Carajás com os profissionais, eles estão sem receber os pagamentos há pelo menos três meses. Dezenas de caminhões ficaram estacionados nos arredores do prédio Legislativo.
Como ocorreu em outras ocasiões, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) parece “brincar” com uma atividade extremamente essencial para moradores de bairros mais afastados, principalmente os que compõem o grande Complexo VS-10. Por conta da ineficiência de poços artesianos e até mesmo da necessidade da construção de novos poços, são os pipas responsáveis pelo abastecimento destas localidades. Se os proprietários dos Pipas não recebem, obviamente que o serviço é paralisado.
A autarquia tem como diretor executivo Elson Ribeiro, homem de confiança do vereador Elias da Construforte – que detém a pasta há um bom tempo -. Diga-se de passagem, o Saaep esteve de mal a pior sob essa tutela.
Em uso da palavra, o vereador Anderson Moratório saiu em defesa dos pipeiros. “São profissionais que trabalham muito, honram com seus compromissos, tem ônus, mas, infelizmente não estão recebendo pelos seus trabalhos. Aqui nessa Casa de Leis cobramos por várias vezes informações do Saaep, inclusive sobre os repasses, porém, a maioria dos vereadores votou contra. Eu e o vereador Aurélio Goiano apresentamos um requerimento solicitando a convocação do Diretor do Saaep para prestar esclarecimentos sobre a gestão dos recursos públicos que é uma obrigação dele, afinal o dinheiro é público, e mais uma vez não tivemos uma posição da casa”, relatou Moratório.
Até o fechamento desta matéria, o Saaep permaneceu sem dar esclarecimentos em relação a situação. Triste situação!