Por meio do esporte, a Prefeitura de Canaã está transformando vidas. É o caso do jovem e ex-vaqueiro Maxuel Borges, de 19 anos, que está de partida para o time Estrela Amadora, com sede em Lisboa e integrante da segunda divisão do Campeonato Português.

Max Borges, como prefere ser chamado, é dono de uma história de muita persistência unida ao comprometimento estrutural, neste caso, dado pelo Núcleo de Iniciação Esportiva (NIES), projeto da prefeitura de Canaã dos Carajás por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), que dá aulas gratuitas de esportes a crianças do município, inclusive da zona rural.

O jogador começou sua história no futebol na Vs-45, zona rural de Canaã. Max é zagueiro, mas começou mesmo como goleiro. No início de tudo, chegou a ser aprovado numa peneira do Clube do Remo, um dos times mais famosos da região Norte.

A Prefeitura, a Funcel, o Sport Real e Max

O Sport Real é um time profissional, que tem como técnico Nilton Bigode – ex-jogador profissional do Grêmio e grande conhecedor do futebol -. A equipe está fixada em Canaã dos Carajás e vai representar a cidade no Campeonato Paraense da Série B no afã do acesso a primeira divisão do Parazão 2022.

Com apoio total da Prefeitura de Canaã, Nilton Bigode organizou um trabalho de base com atletas locais, iniciou uma peneira e descobriu Max Borges. O atleta foi destaque no Campeonato Paraense Sub-20 e despertou o interesse dos europeus.

“O que me fez voltar os olhos para o Max foi o seu comprometimento com o que faz. É um jogador que dá o seu melhor dentro de campo e não se cansa de treinar e aperfeiçoar o que já sabe fazer, que é jogar bola. Canaã tem atletas de alto nível e ele está provando o que o Sport Real e a Prefeitura de Canaã têm muito por fazer pelo esporte local. No futuro, teremos outros atletas como ele, inclusive mulheres, pois o esporte é para todos”, resumiu Nilton, agradecendo o apoio da Funcel e da prefeita Josemira Gadelha.

O diretor da Funcel, conhecido como Carlinhos da Funcel, afirma que o Nies, sem dúvida, é um dos maiores projetos de esporte do Pará. “Iniciamos o trabalho futebolístico com crianças de 7 anos de idade e vamos até os 17 anos. Várias joias serão lapidadas neste projeto, que prevê mudanças de vida por meio do esporte. Para isso, a prefeita Josemira Gadelha presta total apoio a Funcel e nós – Funcel e Sport Real – retornamos bons resultados para a sociedade. Agradecer também o apoio do vereador Cabelo, um dos grandes incentivadores do nosso esporte. O esporte é vida!”, enfatizou Carlinhos.

A prefeita Josemira Gadelha disse estar orgulhosa de um trabalho tão comprometido, elogiou a persistência do jovem Max e o chamou de vitorioso. “Esse jovem é fruto de um comprometimento da Prefeitura Municipal de Canaã, da Funcel e de toda a equipe técnica do Sport Real. Mas não devemos esquecer da vontade dele de vencer, de se tornar o que ele é hoje, mesmo diante da dificuldade financeira, das demais dificuldades que a vida lhe impôs, ele foi forte e vinha treinar, cansado fisicamente, mentalmente, mas vencedor. Eu sempre digo que a educação muda vidas, mas o esporte também muda. Aproveitem, tirem fotos com ele, pois depois será bem mais difícil”, sorria Josemira.

Prefeita Josemira elogia projeto e comprometimento com crianças e jovens da cidade

Por fim, Max Borges agradeceu o apoio da Prefeitura de Canaã, da Funcel e de toda equipe técnica do Sport Real. “Muitas vezes eu pensei em desistir, aliás, já tinha desistido, pois precisava trabalhar para ajudar minha família. Quando tomei conhecimento da peneira, vim fazer sem muita fé, mas consegui ser aprovado e depois pude aprender mais com o professor Nilton Bigode disputando o Campeonato Sub-20 paraense. Espero poder honrar a toda Canaã me tornando, cada vez, um jogador melhor”, resumiu em poucas palavras o ainda tímido, Max.

Zagueiro Max, de partida para o futebol europeu

 

 

 

 

 

 

Comentários