A modernidade tecnológica avança no Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) da Prefeitura de Parauapebas, para garantir maior agilidade aos contribuintes do município.

Depois de oferecer o Pix para quem precisa de nota fiscal avulsa e para o Imposto Sobre Serviços (ISS), agora os empresários também poder usar a nova funcionalidade para pagamento do alvará de funcionamento do seu estabelecimento, o que até então era feito somente por boleto bancário.

O coordenador municipal de Arrecadação, Artur Carvalho, explica que o pagamento é bem simples: basta acessar o link parauapebas.desenvolvecidade.com.br, onde o contribuinte encontra todos os serviços necessários para sua empresa. “Quando o contribuinte baixar a guia de pagamento do alvará, ele só precisa escolher a modalidade de pagamento, se por boleto bancário ou Pix”, orienta Artur Carvalho.

Com o Pix, acrescenta o coordenador do DAM, a compensação é instantânea e o alvará é liberado de imediato se o contribuinte estiver em situação regular com as licenças e autorizações emitidas por outros órgãos. Ou seja, tudo pode ser feito sem a necessidade de o contribuinte se dirigir ao departamento.

Pioneirismo

Artur Carvalho ressalta que, no Pará, apenas os municípios de Paragominas e Marituba oferecem atualmente o pagamento do alvará de licenciamento com o Pix. Aliás, afirma o coordenador do DAM, são poucas as cidades que adotaram a funcionalidade até o momento para esse tipo de serviço.

“Estamos entre os pioneiros no Pará e no Brasil”, afirma Artur Carvalho, que tem sido consultado por prefeituras de outros Estados, como a do município Dois Vizinhos, no Paraná. “Eles querem implantar o serviço lá e já nos solicitaram informações”, conta o coordenador do DAM.

Serviço: Durante o recesso municipal, de 19 a 30 deste mês, o DAM funcionará normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O departamento fica na rua F, nº 244, bairro União.


Texto: Hanny Amoras/ 
Foto: Arquivo/Ascom
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Comentários