Canaã dos Carajás foi um dos 12 municípios selecionados para a primeira fase do Projeto de Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), realizado por meio de uma parceria entre o Ministério das Cidades (MCID) e a GIZ Brasil, da Cooperação Brasil-Alemanha, que tem como objetivo desenvolver projetos de desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima. Em Canaã, o Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) apresentou o projeto Construindo o Amanhã.

Ao todo, foram apresentadas 170 propostas de municípios de 23 estados, incluindo 17 capitais.

O Idurb, juntamente com a Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Mulher e Juventude e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, são os agentes envolvidos na elaboração do projeto “Construindo o Amanhã”, que busca a promoção de moradia digna, segura e resiliente. O programa é realizado por meio da assessoria técnica em habitação de interesse social em áreas vulneráveis e com alta demanda habitacional, que visa garantir a autossustentabilidade do processo construtivo e o empoderamento das comunidades beneficiadas.

Por meio do projeto, o Idurb pretende regularizar todas as obras de habitação de interesse social, oferecer suporte técnico na construção e reforma de moradias e orientar os beneficiários para aquisição de materiais adequados, além de capacitar a mão de obra local.

O Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) é uma iniciativa que visa oferecer apoio, aprimoramento e implementação de projetos de desenvolvimento urbano integrado em municípios de todo o Brasil.

Essa iniciativa tem como propósito impulsionar o desenvolvimento urbano de forma sustentável, considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos. O projeto DUS busca implementar soluções integradas que promovam a preservação do meio ambiente, o uso eficiente de recursos, o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

No segundo semestre do ano, seis cidades serão selecionadas para serem parceiras do Projeto DUS e desenvolverem suas propostas em um projeto concreto de Desenvolvimento Urbano Integrado, pronto para ser financiado.

 

 

 

 

Por Beatriz Smith/Ascom Canaã

Comentários