No início da noite desta segunda-feira (07), uma ocorrência de desordem mobilizou a Guarnição da VTR 2303 do 23º Batalhão da Polícia Militar até o Supermercado Mateus, localizado na PA-160, em Parauapebas.
De acordo com o relatório oficial, a equipe composta pelo 2° Sargento PM Joabe Viana e o Soldado PM Odemir foi acionada via CAD após denúncia de que um caminhão estaria bloqueando a passagem no pátio do estabelecimento, impedindo o tráfego local.
No local, os militares identificaram Amarildo Ferreira de Araújo como o motorista do caminhão IVECO STRALIS preto, placa ETY7I72. Segundo ele, havia chegado ao supermercado naquele mesmo dia e exigia que a descarga do veículo fosse realizada imediatamente — mesmo havendo outros motoristas aguardando a vez.
O funcionário responsável pelas descargas, Edilson Cézar Ribeiro Silva, informou que a operação seria feita no dia seguinte, o que gerou um intenso desentendimento. Amarildo, visivelmente irritado, teria se mostrado irredutível e chegou a proferir ofensas, exigindo prioridade no atendimento e alegando que seu caminhão havia sido bloqueado pela empresa, impedindo sua retirada do local.
Após negociação e muito esforço por parte dos policiais, as partes chegaram a um acordo verbal, e Edilson autorizou a descarga imediata da carga para restabelecer o fluxo no local e evitar maiores transtornos.
A situação foi controlada sem necessidade de condução das partes à delegacia, e o boletim foi lavrado apenas para fins informativos.