Para duzentas e quarenta famílias de Parauapebas, o sonho de ter em casa uma geladeira nova se tornou realidade. Na última sexta-feira (11), a Celpa fez a troca dos eletrodomésticos que fazem parte do programa Comunidade Eficiente, voltado para clientes cadastrados como baixa renda. O evento ocorreu na Praça Popular 1, na Avenida Rio Novo.

A vendedora Joseane Carneiro aguardou ansiosa sua vez de levar para casa o eletrodoméstico novo. “Ano passo eu tentei participar, mas acabei perdendo o prazo de cadastro. E prometi que esse ano não ia ficar de fora. Estava há muito tempo indo na agência para saber quando o programa chegaria a Parauapebas novamente e graças a Deus, me cadastrei e fui contemplada. Estou muito feliz”.

Para participar do Comunidade Eficiente, os clientes precisavam estar cadastrados como baixa renda, não ter débitos com a Celpa e possuir uma geladeira em mau estado de conservação, mas em funcionamento. Após o período de inscrição, foi feita uma visita da equipe da concessionária aos consumidores cadastrados para verificar a situação do refrigerador.

Além da troca de geladeiras, os moradores de Parauapebas também puderam trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que podem ser até 85% mais econômicas. Ao todo, foram trocadas 1914 lâmpadas durante os sete dias de cadastro no programa.

Para o executivo de relacionamento com o cliente da Celpa, Gilliard Vaz, com a substituição desses equipamentos, os clientes vão poder ter uma redução significativa na conta de luz. “A lâmpada e a geladeira são alguns dos maiores vilões no consumo de energia de uma casa. A maioria das pessoas ainda usa lâmpadas incandescentes por serem mais baratas, porém elas gastam muito mais energia. Sem contar a geladeira, que é o segundo equipamento que mais consome. Ela contribui, em média, com 23% do valor da conta”, avalia o executivo.

​O Projeto Comunidade Eficiente já fez a substituição de mais de 51 mil geladeiras e trocou mais de 300 mil lâmpadas de LED em todo o estado do Pará. No mês de junho, o programa chega a Tucuruí, quando também serão trocadas 240 geladeiras.

Comentários