Canaã dos Carajás participou hoje (10) do primeiro encontro virtual das experiências finalistas do Prêmio APS Forte no SUS, iniciativa que reconhece ações inovadoras na Atenção Primária à Saúde (APS). A experiência apresentada pelo município foi a “Ampliação do acesso e monitoramento dos indicadores da APS”, sendo representada pela coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Eliana Pessoa do Vale.

O município é o único finalista da região norte do país, dentro do Eixo 1, de organização dos serviços de atenção primária para o atendimento integral.

No encontro, a coordenadora destacou os principais fatores que garantem o êxito da saúde em Canaã dos Carajás, como o monitoramento constante da equipe, treinamentos em educação e atendimento, planejamento com base em metas e compromisso de toda gestão – como a prefeitura, secretaria e profissionais. Dessa forma, o trabalho visa alcançar bons resultados nos indicadores de qualidade do programa Previne Brasil.

O Previne Brasil é um programa de âmbito nacional e uma boa colocação no ranking garante mais verbas federais para investimento na saúde pública. No 2º e 3º quadrimestre de 2021 o município recebeu 97% do incentivo pelos bons resultados obtidos.

Os vencedores (um para cada eixo) serão anunciados na cerimônia de premiação com a presença dos finalistas, que está prevista para o dia 7 de abril no auditório da Opas em Brasília (DF).

Sobre o prêmio

A premiação reconhece projetos que fazem a diferença na Atenção Primária, e é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil. Esta é a terceira edição do APS Forte no SUS, e teve como tema a a integralidade no cuidado.

As práticas selecionadas devem promover a melhoria do acesso da população, priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Os vencedores serão premiados com um intercâmbio profissional.

 

 

Comentários