O Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS) terá reajuste no valor de oito modalidades de empréstimo, a partir desta quinta-feira (8). A mudança visa atualizar os recursos com base no Índice Geral de Preços (IGP) e já foi publicada no Diário Oficial da
Federação dos Municípios do Pará (FAMEP).

Passaram por atualização nos valores as modalidades Microcrédito MEI; Crescer Empreendedor; Compete Canaã; Moderniza Canaã; Canaã Família Rural; Canaã Família Rural Empreendedora; Canaã Mecaniza Família Rural e Canaã Mecanização Produtiva. As modalidades tiveram um aumento médio de 32,77%.

Além disso, a nova Lei aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeita Josemira Gadelha criou uma nova Modalidade, denominada Canaã Bacia Leiteira, destinada a aquisição de novilhas leiteiras de origem sanguínea comprovada, boi reprodutor leiteiro, ordenha mecânica, sistema de irrigação de pasto e outros equipamentos destinados a produção leiteira . No entanto, o início do funcionamento depende da regulamentação do Conselho Gestor do Fundo.

O FMDS foi criado para fomentar, a juros baixos, empreendedores e produtores rurais do Município de Canaã dos Carajás. Para isso, recebe 5% de todos os royalties da mineração pagos ao município e tem linhas de crédito especiais para os produtores rurais.

Comentários