Canaã dos Carajás segue se destacando no desenvolvimento de projetos sustentáveis, na busca pela proteção das famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Com a exposição de projetos habitacionais, o município foi o 3º colocado na categoria desenvolvimento social no Prêmio Maguito Vilela de Boas Práticas em Gestão Municipal.

A secretária de desenvolvimento econômico, Fernanda Ferreira, representou o município na cerimônia, que aconteceu ontem (28), no Teatro Royal Tulip, em Brasília. O evento é uma co-realização da Fundação Ulysses Guimarães e o partido político Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Intitulado “Cuidando das pessoas – habitação”, o projeto premiado mostra os esforços municipais para promover a universalização do acesso à habitação, priorizando as famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social. Os investimentos ultrapassam R$ 375 milhões e contemplam os projetos Cartão Reforma e Construção, quitação das parcelas do financiamento habitacional dos moradores do Residencial Canaã e a construção de 1.574 casas populares.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, celebrou a conquista. “Esse reconhecimento nos deixa a certeza de que estamos em um caminho sustentável. O desafio da alta demanda habitacional tem sido enfrentado com políticas públicas justas, que atuam em favor dos mais vulneráveis.”, concluiu.

Conheça os programas habitacionais desenvolvidos em Canaã dos Carajás:

Cartão Reforma e Construção

Parte do Programa Moradia Digna, da Secretaria de Habitação, a iniciativa concede um incentivo de até 80 mil reais para famílias em situações de vulnerabilidade social para construir ou reformar. Mais de 1.200 famílias em 50 bairros do município já foram contempladas com o benefício.

Quitação do financiamento habitacional no Residencial Canaã

Em junho, o bairro Residencial Canaã recebeu a equipe da prefeitura de Canaã para a assinatura do Fundo de Arrendamento Social junto à Caixa Econômica Federal. O benefício garante a quitação das parcelas das moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Casas Populares

Em um investimento de R$ 240 milhões, o município de Canaã dos Carajás se movimenta para entregar 1.574 unidades habitacionais a famílias de baixa renda. Neste mês, o município assinou a Ordem de Serviço para a construção de 628 novas casas, distribuídas em seis bairros: Parque dos Carajás, Nova Esperança 2, Cidade Nova, Parakanã, Via Oeste e Vale dos Carajás.

Prêmio Maguito Vilela de Boas Práticas em Gestão Municipal

A Fundação Ulysses Guimarães e o MDB reconhecem e incentivam os gestores públicos que demonstram excelência em seus municípios. Para celebrar e incentivar esse trabalho, foi criado o “Prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal”, com o intuito de reconhecer as melhores práticas e inspirar gestores a alcançarem altos padrões de desempenho e transformação por meio da construção e implementação de inovações nas políticas públicas geridas pelo MDB.

Nesta primeira edição, será homenageado o Dr. Luiz Alberto Maguito Vilela, político reconhecido e com longa trajetória na vida pública, que faleceu em 2021 por complicações da Covid-19.

 

 

 

 

 

 

Por Vinícius de Paula/Ascom Canaã

Comentários