Uma noite de festa para os cidadãos de Canaã, que utilizam os serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Na noite da última segunda-feira (11), cerca de mil pessoas acompanharam a abertura da sede administrativa da secretaria, que agora funciona na Avenida Ipanema, no bairro Novo Horizonte.

Autoridades elogiam trabalho do Governo Municipal

Um dos destaques foi a participação do diácono da Igreja Católica Demir Robson. Por meio de um ato de fé, ele proferiu bênçãos ao local e pediu a todos compromisso com a vida humana. “Sem um ser humano digno, amado e cuidado não seria possível existir Canaã dos Carajás, portanto honrem a missão a vocês conferida.”, afirmou.

A secretária de desenvolvimento social demonstrou muita satisfação ao falar da obra e seu significado para a comunidade canaense. “Agradeço aos servidores da Semdes pela dedicação no atendimento à população. O prédio é do povo de Canaã dos Carajás.”.

O juiz da Vara da Infância e Juventude em Canaã dos Carajás, Danilo Alves Fernandes falou da importância da assistência social na sociedade. “A pasta é responsável por atender pessoas hipossuficientes, desprovidas de alguns recursos, que necessitam, muitas vezes, do básico. Portanto, parabenizo à gestão pelo atendimento célere e de qualidade que beneficia tantos no município.”, pontuou.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Dinilson dos Santos. A importância do empoderamento dos usuários e servidores. “Obrigado Josemira por acreditar que é possível mudar Canaã dos Carajás. Canaã desfruta de infraestrutura para atender à comunidade. Cada vez que o poder público trabalha para o povo, a câmara, junto à prefeita, está em harmonia pelo serviço público.”.

O vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto falou da coordenação entre cada cidadão Canaense. “Uma boa cidade se constrói por meio de várias mãos. Sinergia e fraternidade existem em Canaã. Temos uma cidade moderna, com inovação e tecnologia que busca dignidade às pessoas e honra o cidadão. Por isso, me sinto feliz por ser parte dessa empreitada por uma cidade grande e de uma energia extraordinária.”, agradeceu.

Concluindo a solenidade, a prefeita Josemira Gadelha agradeceu aos servidores da Semdes pelo empenho. Ela destacou Emerson e André, outrora crianças atendidas pelos programas sociais da secretaria e, que hoje, fazem parte do time de profissionais da pasta e são símbolos do desenvolvimento humano estimulado pelas ações da gestão pública canaense.

Josemira citou que, em 2023, foram mais de 18 mil atendimentos nos CRAS e mais de 12 mil benefícios concedidos, como o aluguel social, por exemplo. Ela destacou o programa Carteira Branca, que atende 40 jovens sem experiência, com capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho. Quatro já estão trabalhando. Ela também disse que os programas Renda Canaã e a CNH Social estão chegando para beneficiar a sociedade.

Sobre a inauguração da nova sede da Semdes, Josemira não escondeu a alegria. “Estamos inaugurando um prédio pensado nas pessoas. Para acolher e atender bem as pessoas, entregando resultados e transformação na vida de todos: colaboradores e cidadãos. Nossa equipe não tem horário para parar, apenas para começar.”.

Ela agradeceu ao poder legislativo, ao judiciário e à sociedade civil pela integração. “Não somos ilhas. Construímos uma cidade em harmonia com as instituições e, de modo especial, com a população. Estamos nos tornando uma cidade com muita qualidade de vida e referência para outros municípios.”, concluiu.

Além da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, a solenidade de inauguração teve a presença do juiz da Vara da Infância e Juventude em Canaã dos Carajás, Danilo Alves Fernandes, do vice-prefeito, Zito Augusto, do presidente da Câmara Municipal Dinilson dos Santos, dos vereadores Anuarinho, Cabelo, Maria Pereira, Wilson Leite, secretários municipais, diretores de autarquias, do ex-prefeito Anuar Alves e do comandante da Polícia Militar de Canaã dos Carajás, tenente Dantas.

Novo espaço

O belo prédio conta com 30 salas e 9 banheiros e vão abrigar servidores e munícipes que dão entrada nos programas de assistência social da Semdes. Com um total de 1.154 m² de área construída, a obra foi executada em nove meses, com o investimento deR$ 3.991.446,85.

 

 

 

 

 

 

Por  Vinícius de Paula/ Fotos: Diego Barbosa

 

Comentários