A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e do Centro de atenção Psicossocial (CAPS), realizará no próximo dia, 31, às 16h, no lago da Nova Carajás, Blitz Educativa com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

A Equipe do departamento de Educação na Saúde e Humaniza SUS em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), convida a população em geral, para participar de uma blitz educativa, com excelentes atrações e orientações importantes.

A blitz contará com a presença dos servidores da saúde e usuários do CAPS, banda da Guarda Municipal, teatro, entrega de adesivos, conscientização sobre saúde mental.

A campanha Janeiro Branco foi dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional. Pretende, ainda, evidenciar a importância de projetos estratégicos, políticas e iniciativas socioculturais empenhadas em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas do servidor público de Parauapebas, despertando a consciência sobre a importância do cuidado com a mente, com estratégias para que o adoecimento mental seja prevenido e combatido em todas as dimensões e espaços que o ser humano se faz presente.

“Em diversas reuniões já realizadas em conjunto com o Prefeito Darci Lermen, quanto ao tema abordado, compartilhamos da ideia que a conscientização que a Campanha Janeiro Branco promove além de ser muito interessante é necessária, sabemos que se a mente não vai bem, o corpo tem tendência a não funcionar de forma saudável. Por conta disso, acho fundamental que tenhamos mais cuidado com a nossa tão especial saúde mental” comentou o gestor da pasta da saúde, Gilberto Laranjeiras.

Importante reforçar que em Parauapebas, a equipe especializada em saúde mental, o CAPS garante tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental persistente e severo. Cuidam ainda de dependentes de álcool e de drogas. No município, o Centro, até o mês de setembro do ano de 2019, tinham aproximadamente 4,3 mil prontuários de pacientes, mas apenas mil, aproximadamente, estão ativos e procuram a unidade para receber algum atendimento.

Comentários