A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos inicia nesta quarta-feira, (14) em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, no horário de 08h às 17h. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde da cidade.

O secretário de saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, alerta que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19. “Todas as medidas de biossegurança foram observadas, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes a doenças. Adotamos as estratégias de segurança, como o uso de EPIs, higienização constante das mãos e das unidades de saúde. Já da população será exigida o uso de máscaras facial além do distanciamento social”, informa o secretário.

No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de Mobilização Nacional – ‘DIA D’
Também teve início a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Devem ser imunizadas crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade contra a Poliomielite.

Poliomielite

A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. A meta é que 95% do público-alvo seja imunizado. As doses são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa.

Multivacinação

A campanha multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças diferentes. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas com até 15 anos de idade.

A Diretora da Vigilância em Saúde, Michelle Ferreira explica que o objetivo da campanha é reduzir os riscos de incidência da doença no Município, e também uma medida de prevenção. “É importante que os pais levem seus filhos para vacinar e que não esqueçam o cartão de vacinação, que será atualizado no dia. É importante também que todos tenham a consciência de que a poliomielite, ou paralisia infantil como é conhecida, é uma doença infecciosa viral aguda que é transmitida de pessoa para pessoa. A vacinação vai estar disponível nas 20 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira em horário de expediente normal”.

No total, serão oferecidas 13 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças:

·         Rotavírus (diarreia);
·         Poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil);
·         Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib);
·         Pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
·         HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais);
·         Febre amarela,
·         Varicela
·         Hepatite A.

Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Locais de vacinação:
·       14 a 30/10/20 – Todas as UBS’s (exceção – USB – Altamira, Guanabara e Novo Brasil).
·       17/10/20 – Partage Shopping – 14h às 21h
·       18/10/20 – Partage Shopping 14h às 20h

Escolas que serão pontos de vacinação no “Dia D”:

·       Associação – Nova Vitória
·       Creche Municipal vovó Ana
·       Escola Olga da Silva
·       Escola Municipal Milton Martins
·       Escola Nelson Mandela

Escola Municipal Faruk Salmen
·       Escola Terezinha de Jesus
·       Escola Dorothy Stang
·       Escola João Prudêncio
·       Escola Cecília Meireles
·       Escola Eurides Santana
·       Escola Deisy Lorrane (Todos os dias)
·       Escola Mário Lago
·       Escola Eunice Moreira
·       Escola Josias Leão

Comentários