A equipe florestal da Vale, homens do Corpo de Bombeiros do Pará e brigadistas da Defesa Civil de Parauapebas estão unidos para conter incêndios na Floresta Nacional de Carajás causados criminosamente por caçadores.

O Portal Papo Carajás entrevistou no 23º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Parauapebas o tenente Joselito, um dos oficiais responsáveis pela operação. Conforme Joselito, um dos focos está localizado próximo ao Rio Parauapebas e outros nas proximidades do Aeroporto de Carajás.

“Foi devidamente comprovado que é um incêndio criminoso, foi encontrado um acampamento de caçadores de onde originou-se esse incêndio. Ontem (7), a equipe da florestal da empresa Vale juntamente com os meus Civis adentraram a mata para fazerem levantamentos. O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil do município se juntou as equipes da Vale que estão dando total apoio nesse combate para extinguir o mais rápido possível os focos de incêndio, evitando a poluição e dano ambiental”, ressaltou Joselito.

Ao todo, três oficiais do Corpo de Bombeiros e 10 brigadistas da Defesa Civil estão unidos com as equipes florestais da Vale. Está sendo feita a inserção dos profissionais na mata munidos de abafadores, mochilas costais, sopradores, moto serras, materiais de sapa, além de três aeronaves. Um helicóptero está dando apoio nos sobrevoos, e mais dois aviões estão despejando água para fazer esse combate. “O combate com a aeronave é muito difícil, uma vez que as copas das arvores são muito altas, mas o helicóptero já contribui no sentido de deslocamento desses homens até os focos de incêndio. Queremos destacar o empenho de todos para combater esses incêndios, mas precisamos que a população se conscientize”, enfatiza o oficial.

A fumaça que está sobre a Floresta Nacional de Carajás é um incêndio rasteiro, uma vez que lá várias folhas se depositam no solo e essa folhas vão queimando gradativamente, quando o fogo encontra uma árvore, uma castanheira, ou qualquer vegetação local, queima a raiz e derruba a árvore, fazendo com que o fogo se propague com mais rapidez.

O trabalho dos bombeiros e brigadistas é um trabalho de longas caminhadas, muito esforço físico, que requer técnica e habilidade.

Comentários