A concessionária de energia Equatorial assumiu o compromisso com a sociedade de Canaã dos Carajás de apresentar, no prazo de 10 dias, um plano de ações para melhorar o fornecimento de energia elétrica no município. Durante reunião convocada pela prefeita Josemira Gadelha, diretores da empresa assinaram um protocolo de intenções com a prefeitura e registraram os encaminhamentos para colocar fim aos apagões e oscilações de energia na cidade.
A reunião, realizada na terça-feira (27), contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-seção Canaã), Associação Comercial e Industrial (Aciacca), APAE e Associação Médica. No documento, a Equatorial registrou que “vai fazer o que for necessário para evitar as interrupções no fornecimento e as constantes oscilações de energia na cidade”.
A empresa também assumiu o compromisso de comunicar, publicamente e com antecedência, quando precisar interromper o fornecimento de energia em Canaã por algum motivo. Garantiu, ainda, que dentro de 15 dias vai promover uma audiência pública para prestar esclarecimentos sobre as quedas de energia e informar sobre o andamento das medidas tomadas para solucionar o problema.
A empresa informou que os técnicos vão trabalhar em três frentes: na subestação, nos transformadores e nas redes de alimentação. Segundo o Superintendente de Operações da Equatorial regional sul, Sidney Tavares, já está sendo feita uma melhoria dentro da subestação, com a ampliação da potência e a instalação de um transformador. No protocolo de intenções, a Equatorial se compromete a regularizar o fornecimento de energia “para todos os usuários de Canaã”.