Mesmo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) agonizando nos anos finais do ensino fundamental em Canaã dos Carajás, sob a gestão de Josemira Gadelha, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) elegeu como prioridade comprar, via pregão eletrônico, R$ 7,08 milhões em balança industrial, cafeteira elétrica, caixa de som amplificada, ferro de passar a vapor, máquina de costura doméstica, secadora de roupas, entre outras dezenas de coisas com finalidade estranha ao ensino e à aprendizagem. Pode isso, Arnaldo?
Você pode conferir os itens e os detalhes do pregão eletrônico previsto para depois de amanhã, dia 20, aqui:
https://www.tcm.pa.gov.br/mural-de-licitacoes/licitacoes/ficha/4178476#lotes-itens
Melhorar os indicadores da educação, principalmente a proficiência em português e matemática dos concluintes do ensino fundamental, passa longe das prioridades do governo de Josemira Gadelha. Sob a gestão dela, os alunos nunca antes estiveram tão mal das pernas em aprendizagem, segundo dados oficiais do Ministério da Educação (MEC).
Em texto recheado de erros para justificar o pregão, a Semed de Canaã argumenta ser “necessário realizar constantes investimentos na estrutura, com a finalidade de proporcionar condições ideias [sic] para o desenvolvimento escolar e bem-estar dos alunos e profissionais que atuam na rede municipal de ensino”.
Sem parcimônia, a pasta alega que “esse investimento garantirá melhores condições para o funcionamento das escolas e contribuirá diretamente para o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes e servidores, refletindo na qualidade do ensino e na valorização da educação no município”. É claro que a população não acredita nisso. Nem o governo de Josemira.