O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu suas visitas oficiais às cidades de Parauapebas (PA) e Porto Velho (RO), que estavam programadas para esta semana. A decisão foi tomada em função do falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (22), no Vaticano.
Lula tinha presença confirmada no evento de entrega de títulos de terra pelo programa Terra da Gente, parte das ações do governo federal voltadas à reforma agrária, marcado para o dia 25.
De acordo com comunicado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, todas as atividades previstas nas duas cidades estão canceladas por tempo indeterminado. Uma nova data será anunciada futuramente.
O presidente deverá embarcar para Roma nos próximos dias para participar das cerimônias em homenagem ao Papa. Em nota, Lula expressou pesar pela perda e destacou o papel essencial do Pontífice na promoção dos direitos humanos, da justiça social e da preservação ambiental.
A suspensão também afeta a comitiva presidencial, que incluía ministros e autoridades, e que tinha como objetivo visitar obras federais, dialogar com movimentos sociais e anunciar novos investimentos na região Norte.
A Secretaria orientou que todos os órgãos envolvidos aguardem orientações para o reagendamento dos compromissos.