Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    PLR da Vale Metais Básicos é aprovada pelos trabalhadores

    23/08/2025

    “Capetinha do PCC” é baleado na Palmares II

    23/08/2025

    Parauapebas: Hana Ghassan desponta como favorita na disputa pelo governo do Pará

    22/08/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Região»Em Marabá, governador Helder fecha as portas do Hospital de Campanha na ‘hora errada’
    Região

    Em Marabá, governador Helder fecha as portas do Hospital de Campanha na ‘hora errada’

    ViniciosBy Vinicios07/12/2020Sem comentários4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Desde o mês de novembro, os estados do sul e sudeste do Brasil vinham dando sinais de aumento no número de casos da Covid-19. Todos os governadores e prefeitos começaram a adotar medidas preventivas para enfrentar uma possível ‘2° onda’ do coronavírus. Hoje (5), 18 estados apresentam aumento no número de mortes pela doença.

    No Pará, o governador Helder Barbalho passou a agir na contramão e fechou os hospitais de campanha montados e aparelhados com leitos de enfermaria e leitos de UTI para atender a população. No entanto, ‘de uma hora para outra’, o número de pessoas infectadas passou a aumentar bastante.

    Em Marabá, a população começou a sentir os efeitos do fechamento, no dia 30/11/2020, do Hospital de Campanha, erguido nas instalações do Carajás Centro de Convenções, no dia 14/4/2020, de maneira precipitada e sem nenhum estudo prospectivo, que indicasse o retorno em massa do novo coronavírus.

    De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, no auge da pandemia, o Hospital Municipal (HMM), Hospital Regional (HRSP) e Hospital de Campanha (HC), juntos em Marabá, somavam 103 leitos de enfermaria e 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para atender os 23 municípios, com aproximadamente 1, 2 milhão de habitantes, na Região do Carajás.

    O fechamento do Hospital de Campanha levou com ele 80 leitos de enfermaria e 46 leitos de UTI, deixando apenas 10 leitos de UCE (UTI para Covid-19) no HMM e 10 leitos de UTI no Hospital Regional para atender 1,2 milhão de pessoas, logo, com o aumento no número de atendimento, o serviço oferecido pelas duas casas de saúde começaram a dar sinais de colapso em Marabá.

    Por sorte, a maioria dos pacientes infectados ainda está apresentando sintomas leves. O doente realiza a testagem, recebe o medicamento, retorna para casa e fica sendo monitorado. Entretanto, se o ‘caldo azedar’, o Hospital de Campanha deverá ser montado e aparelhado de novo para impedir a morte de pessoas por falta de leitos para doentes com coronavírus.

    Diante de denúncias sobre uma possível falta de testes no Hospital Municipal, a Redação do Portal Debate Carajás indagou a Assessoria de Comunicação, porém a possível falta de kits para testes rápidos foi negada e foi informado que houve a contratação de novos médicos para aumentar a quantidade das equipes de atendimento no HMM para pessoas suspeitas de estarem contaminadas pela Covid-19.

    “Marabá tinha 2 mil testes devido ao baixo número de casos, o insumo era suficiente, mas durante a semana a demanda aumentou bastante. Diante do rápido aumento, O HMM passou, durante dois dias, a realizar o teste apenas em pacientes graves, porém já chegaram mais 5 mil kits e a partir de hoje (5) a realização de testes voltará ao fluxo normal”, afirma Alessandro Viana, Secretário de Comunicação.

    O desmonte atabalhoado do Hospital de Campanha e o aumento repentino do número de pessoas infectadas pela Covid-19 obrigaram a Prefeitura de Marabá a criar novos leitos no HMM. Uma nova ala já está recebendo pacientes. Na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), os municípios são responsáveis pelo serviço de atenção básica e cabe ao Estado do Pará manter o atendimento de Média e alta complexidade.

    Portanto, cabe ao governador Helder Barbalho se preocupar um pouco mais com o povo da Região do Carajás e, se realmente a temida 2° onda chegar por aqui, não resta a ele outra alternativa, a não ser erguer novamente o Hospital de Campanha, pois os municípios pequenos não possuem estrutura para tratar os pacientes da Covid-19, o HMM e Hospital Regional não terão como abrigar todos os doentes. O problema passa a ser também de ordem matemática, lógico.

    A variação entre a quantidade de casos publicada no boletim epidemiológico do dia 29/11 e o do número de infectados do boletim do dia 2/12 foi bastante pequena, logo não existem motivos para se espalhar o pânico na população nem fazer ‘tempestade em copo d’água’. No entanto, a população da Terra de Francisco Coelho tem que recomeçar a fazer a sua parte, ou seja, evitar aglomerações, usar máscara, limpar as mãos com álcool em gel e respeitar o distanciamento social.

    Todavia, ao mesmo tempo, a Prefeitura de Marabá necessita cumprir seu papel constitucional, atendendo as pessoas com conforto, presteza e dignidade, e ‘Seu Helder Barbalho’ deverá adotar, como referência, as medidas implementadas em outros estados para barrar o aumento de casos do novo coronavírus porque essa onda vai demorar, como demorou em março, mas vai chegar a Marabá.

     

     

     

     

    Fonte: Pedro Souza/Debate Carajás

    Coronavírus Marabá Pandemia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleEm Parauapebas, homem é espancado a morte em frente de casa
    Next Article Parauapebas: Amigos e familiares ainda sem entender suicídio de Tarzan
    Vinicios

    Postagens relacionadas

    Região

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025
    Região

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025
    Região

    Pará lidera geração de empregos formais na Região Norte no primeiro semestre de 2025

    07/08/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025

    Pará lidera geração de empregos formais na Região Norte no primeiro semestre de 2025

    07/08/2025

    No Pará, madeireira denunciada pelo MPF é condenada a pagar R$ 22,8 milhões por desmatamento em terra indígena

    06/08/2025
    Populares

    PLR da Vale Metais Básicos é aprovada pelos trabalhadores

    23/08/2025

    “Capetinha do PCC” é baleado na Palmares II

    23/08/2025

    Parauapebas: Hana Ghassan desponta como favorita na disputa pelo governo do Pará

    22/08/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.