O final de semana foi de comemoração entre os moradores das vilas Carimã e Rio Branco, com o atendimento, feito pela Prefeitura de Parauapebas de uma importante reivindicação dos colonos daquela região: o asfaltamento da estrada que liga as duas vilas.

A ordem de serviço foi assinada no sábado, 11, pelo prefeito Darci Lermen, em cerimônia realizada em frente à escola da Vila Rio Branco. As obras na comunidade serão para a execução de drenagem, terraplanagem e asfaltamento de 9,1 quilômetros de estrada. Com os investimentos, cerca de 300 famílias produtoras rurais da Vila Rio Branco e mais de 20 mil moradores daquela região serão beneficiados.

O momento histórico foi prestigiado por vereadores, lideranças das vilas vizinhas, moradores locais ao lado do presidente da Associação de Agricultores da Vila Rio Branco, Edivar Correia, além do secretário especial de Governo, Wesley Costa.

A cerimônia foi marcada por grande entusiasmo e satisfação dos moradores, que aguardavam ansiosos por esse dia. Afinal, a chegada do asfalto vai melhorar o acesso entre as vilas rurais e a cidade, impulsionando a produção agrícola e o ecoturismo. A pavimentação asfáltica na zona rural faz parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI).

Investir nas obras na região rural melhora o acesso aos turistas e visitantes locais, já que na região existem várias cachoeiras ideais para banhos, além de propriedades com capacidade de se tornarem hotéis fazendas. “A prefeitura vai intensificar os serviços aqui para atrair cada vez mais os investimentos voltados para o turismo. Quando um turista sai da cidade ele quer conforto. Não tem como imaginar ele percorrendo 200 quilômetros de estrada de chão para chegar no balneário, mas com asfalto isso se torna possível”, ressaltou Darci Lermen.

“Com os investimentos municipais, tanto os agricultores quanto os empreendedores, “vão se sentir mais seguros para investir”. Os colonos não têm dúvidas de que irão melhorar as vendas”, apontou o prefeito.

“Chegando o asfalto aqui nós vamos ter a escoação, e todo legume que plantarmos vamos conseguir vender. Para nós, é um privilégio e uma honra o Darci trazer isso para nós”, agradeceu Edivar Correia.

Prioridade para produção rural

A pavimentação da estrada para a Vila Rio Branco deve começar nos próximos dias. O contrato do serviço está previsto para 12 meses, mas a expectativa da Secretaria Especial de Governo (Segov) é antecipar a entrega da obra, que faz parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI), por meio do qual a prefeitura irá asfaltar cerca de 200 quilômetros de estradas em toda a zona rural.

“A gente vai ter um melhor escoamento da produção, melhor mobilidade, melhor acesso à educação”, apontou o titular da Segov, Wesley Costa. Além da pavimentação asfáltica, a prefeitura já garantiu aos moradores da zona rural acesso à internet, com o Programa Vilas On-line, e instalou lâmpadas super LED na região, para melhor iluminação do campo.

“Fazer esse movimento rural exige uma política agrícola importante, com subsídios para que a agricultura possa se estabelecer, e a construção do asfalto na zona rural para mim é uma questão fundamental para escoar a produção com mais tranquilidade e também para dar conforto para o agricultor”, destacou Darci Lermen.

Em continuidade à pavimentação na zona rural, o prefeito adiantou que o governo municipal levará infraestrutura também para a Valentim Serra, até a ponte do Itacaiúnas, ambas localizadas na região das Palmares. “Até o final da atual gestão, irá entregar cerca de 200 quilômetros em obras de infraestrutura na zona rural“, finalizou.

Comentários