Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Canaã passa sede, enquanto Saae de Josemira torra milhões; veja quanto

    03/09/2025

    Câmara de Parauapebas homenageia profissionais de Educação Física com Moção de Aplausos

    03/09/2025

    Vereador da base rompe com Dr. Daniel, ampliando crise na Prefeitura de Ananindeua

    02/09/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Uncategorized»Pode comemorar, Itupiranga! Helder Barbalho anuncia derrocamento do Pedral do Lourenço
    Uncategorized

    Pode comemorar, Itupiranga! Helder Barbalho anuncia derrocamento do Pedral do Lourenço

    ViniciosBy Vinicios26/05/2025Sem comentários4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Após oito anos de espera, a população do município de Itupiranga e de toda a região do Sudeste Paraense recebeu com entusiasmo o anúncio feito pelo governador do estado sobre a liberação da licença ambiental para o início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, um antigo gargalo para a plena navegabilidade do Rio Tocantins. A obra, de grande relevância estratégica, marca o início de uma nova era para a economia local e regional.

    O que é o Pedral do Lourenço?

    Localizado no leito do Rio Tocantins, o Pedral do Lourenço é uma formação rochosa que, durante longos períodos do ano, impede a passagem de embarcações de grande porte. Com o derrocamento — ou seja, a retirada controlada dessas rochas — o rio se tornará navegável durante todo o ano, facilitando o escoamento da produção agrícola, mineral e industrial da região.

    Governador comemora avanço histórico

    Em pronunciamento recente, o governador Helder Barbalho ressaltou a importância histórica da obra:

    “Depois de oito anos de espera, finalmente saiu a licença ambiental para o início do derrocamento do Pedral do Lourenço no município de Itupiranga. Isso vai garantir a navegabilidade do Rio Tocantins o ano todo e fazer com que de Marabá até Barcarena nós possamos ter uma grande logística fluvial, gerando muito emprego, renda e fortalecendo a economia da região.”

    Geração de empregos e oportunidades

    A obra está prestes a transformar a realidade socioeconômica da região. A fase de execução já promete movimentar a economia local com a geração de centenas de empregos diretos e indiretos — desde trabalhadores da construção civil até serviços de alimentação, transporte e hospedagem.

    Segundo estimativas preliminares, a obra poderá gerar cerca de 2.000 empregos diretos e outros 5.000 indiretos, além de criar novas oportunidades para pequenos negócios e empreendedores locais.

    Logística estratégica para o Norte do Brasil

    Ao permitir que embarcações naveguem com segurança durante todo o ano entre Marabá e o porto de Barcarena, o projeto amplia a competitividade do Pará como corredor logístico nacional. Atualmente, o transporte de cargas pela BR-155 ou por ferrovias é custoso e sujeito a interrupções. Com a nova rota fluvial, os custos de transporte podem cair significativamente.

    Esse novo corredor hidroviário permitirá o escoamento eficiente da produção agrícola e mineral do sudeste do Pará, que é uma das regiões mais produtivas do estado. Produtos como ferro, grãos e combustíveis ganharão um canal direto até o porto, facilitando inclusive as exportações para o mercado internacional.

    Sustentabilidade e desenvolvimento regional

    Além de fortalecer a infraestrutura de transporte, a obra é vista como um passo importante para o desenvolvimento sustentável. O modal fluvial é menos poluente em comparação ao rodoviário, contribuindo para a redução de emissões de gases do efeito estufa. Isso também atrai olhares de investidores nacionais e estrangeiros atentos às questões ambientais.

    Impacto direto em Itupiranga

    Para Itupiranga, cidade que por anos alimentou o sonho do derrocamento do Pedral, o início das obras representa um marco histórico. Comerciantes, agricultores, jovens em busca de oportunidades e toda a população veem no projeto uma oportunidade concreta de crescimento. Com mais empregos, circulação de dinheiro, investimentos e acesso facilitado ao mercado, a cidade tende a experimentar uma melhoria significativa na qualidade de vida de seus habitantes.

    A prefeito Wagner Godoy e lideranças locais já se mobilizam para receber a equipe técnica que irá atuar nas obras, bem como para fomentar políticas públicas que garantam o aproveitamento máximo dos benefícios econômicos gerados.

    Próximos passos

    O governador confirmou que, nos próximos dias, será assinada a ordem de serviço para o início das obras em Itupiranga, em cerimônia que contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. A expectativa é que as obras comecem ainda em 2025 e avancem ao longo de 2026.

    Conclusão

    O derrocamento do Pedral do Lourenço não é apenas uma obra de engenharia: é um símbolo de progresso, integração e justiça social. Representa a concretização de um sonho antigo dos moradores de Itupiranga e o impulso que faltava para o Pará se consolidar como um dos principais eixos logísticos do país. Com mais empregos, desenvolvimento e infraestrutura, o futuro da região está mais promissor do que nunca.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleLuciano Souza, atleta de Parauapebas, conquista o terceiro lugar é um dos maiores eventos de fitness funcional do Brasil
    Next Article Mão de Ferro II: Em Canaã, Polícia Civil apreende adolescente envolvido em crimes cibernéticos
    Vinicios

    Postagens relacionadas

    Uncategorized

    Método Canguru ajuda na recuperação de bebê que nasceu com menos de 600 gramas

    27/08/2025
    Uncategorized

    Prefeitura de Parauapebas recebe mais dois módulos de tratamento de água destinados à ETA II

    20/08/2025
    Uncategorized

    PLR em Metais Básicos: Sindicato Metabase Carajás mantém modelo atual, mas empresa preocupa trabalhadores com divisão dos valores

    15/08/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    Método Canguru ajuda na recuperação de bebê que nasceu com menos de 600 gramas

    27/08/2025

    Prefeitura de Parauapebas recebe mais dois módulos de tratamento de água destinados à ETA II

    20/08/2025

    PLR em Metais Básicos: Sindicato Metabase Carajás mantém modelo atual, mas empresa preocupa trabalhadores com divisão dos valores

    15/08/2025

    Aurélio Goiano reforça articulação e sinaliza necessidade de gestão integrada na saúde em Parauapebas

    13/08/2025
    Populares

    Canaã passa sede, enquanto Saae de Josemira torra milhões; veja quanto

    03/09/2025

    Câmara de Parauapebas homenageia profissionais de Educação Física com Moção de Aplausos

    03/09/2025

    Vereador da base rompe com Dr. Daniel, ampliando crise na Prefeitura de Ananindeua

    02/09/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.