A situação do cemitério Jardim Eterno, localizado no Bairro Rio Verde – Parauapebas, está precária, e não é de hoje. Nesta terça-feira (1) o vereador Laécio da ACT colocou – mais uma vez – o assunto em relevância durante sessão da Câmara Municipal de Parauapebas.
Por meio da indicação 011/2025, o vereador enfatizou a calamidade que está o cemitério, bem como a indignação de moradores que vivem naquelas redondezas. As reclamações se concentram na falta de limpeza do cemitério e completo abandono das estruturas da capela e muro, no furto de lápides por parte de usuários de drogas, que fazem do local morada e descarte de necessidades fisiológicas.
Quem precisa visitar o cemitério, haja vista que vários pioneiros da cidade estão sepultados ali, reclamam do mal cheiro e do completo abandono. “Sempre que posso visito o túmulo do meu avô. Neste ano, não vamos fazer melhorias em sua tumba enquanto não vermos empenho da Prefeitura de Parauapebas em melhorar a limpeza e segurança do local. Já fizemos vários reparos e melhorias, mas a tumba dele já foi violada e alguns objetos furtados. Isso desanima.” Ressaltou Rosana Jatobá, moradora de Parauapebas há 28 anos.
O morador da Rua do Arame, Antônio Kelson, afirmou que se faz necessário a atenção das autoridades para o cemitério e suas redondezas. “Temos que conviver com o temor diário de possíveis assaltos que possam ser cometidos por usuários de drogas que se instalam no cemitério. Já tivemos moradores abordados e assaltados por elementos que estão instalados no interior do Jardim Eterno, sem falar no mal cheiro e matagal que tomam de conta do local. A Guarda Municipal de Polícia Militar sempre estão por aqui, mas não adianta, eles fogem por buracos que eles mesmo fizeram no muro. A situação está complicada, e parece que só piora com o passar dos dias.” Enfatizou o cidadão.
Por fim, o vereador Laercio da ACT pediu empenho ao Poder Executivo para que as melhorias no cemitério sejam realizadas. “Apesar de não haver mais sepultamentos no cemitério, o local ainda é muito visitado, pois muitos veteranos foram enterrados ali. Não é nada bom que um local como este seja constantemente violado por usuários de drogas que fizeram no local público moradia. Cresci nessas redondezas e sei do valor sentimental que o primeiro cemitério da cidade tem para muitas famílias”. Finalizou o parlamentar.
A indicação 011/2025 foi aprovada pelos demais vereadores.