Cerca de 70 secretários escolares participaram nesta sexta-feira (23) da formação continuada de encerramento das atividades do primeiro semestre letivo de 2023, um dos mais desafiadores da história para a educação de Parauapebas devido ao crescimento no número de matrículas (na ordem de 5%) em contraponto à queda no recebimento de recursos federais (na ordem de 12%).

Organizado pelo Departamento de Inspeção e Documentação Escolar (Dide), o encontro reuniu, no auditório da Escola Carlos Drummond, secretários dos estabelecimentos de ensino fundamental e educação infantil para discutirem pautas referentes a matrícula, classificação, reclassificação e legislação da educação pública, com foco na correta interpretação para a aplicabilidade de resoluções e normativos de amplitude municipal.

Segundo a coordenadora do Dide, Aldenice Matos, os secretários escolares vêm superando inúmeros desafios este ano, como a jornada de trabalho decretada para oito horas e, por outro lado, a diminuição da mão de obra no suporte aos trabalhos de secretariado. São dezenas deprofissionais que se desdobram em seus ofícios para buscar atender com qualidade, precisão e até mesmo urgência as demandas dos atuais 50 mil alunos da rede municipal e de outros milhares que já passaram pela rede e, vez por outra, reaparecem à procura de documentos estudantis.

“O secretário está na linha de frente do atendimento administrativo da escola. Por isso, é tão importante termos secretários capacitados para lidar com imprevistos de ordem burocrática que surgem nas unidades de ensino, especialmente quanto à guarda da documentação escolar”, explica a coordenadora, chamando a atenção para detalhes do ofício do secretário que permeiam a vida dos alunos, como o correto preenchimento do histórico escolar.

Gratidão aos secretários

O titular da Secretaria Municipal de Educação(Semed), José Leal Nunes, esteve presente no encerramento da formação do Dide e elogiou o desempenho dos secretários escolares, reconhecendo que estes profissionais fazem a ponte, por exemplo, entre a escola e o ex-aluno, particularmente quando precisa localizar um documento dos tempos do colégio.

Leal observou o momento delicado por que Parauapebas passa atualmente, no que concerne ao distrato de servidores temporáriose à dificuldade financeira, disse estar feliz pela equipe de trabalho comprometida que possui e projetou dias melhores tão logo a arrecadação do município se recomponha. “Sou extremamente grato a todos vocês pelo esforço que têm feito para não deixar a nossa educação parar nestes momentos de aperreioque estamos enfrentando”, agradeceu. Sem essa equipe brilhante, aliada aos professores e gestores comprometidos que temos, não seria possível seguir levando educação a nossas crianças e adolescentes. Foi um semestre em que tivemos de aprender a operar milagres, acrescentou.

Preparada pelas técnicas Juliana de Souza, Maria Helena Alves, Olga Cavalcante, Rosely Rebouças, Rosenilde Carvalho, Erleide Costa e Joelma Barros, a formação contou ainda com uma apresentação da Assessoria de Planejamento e Gestão da Semed sobre o Programa de Ambientação do Servidor, que é voltado para recepção e acolhimento de novos servidores que vierem a integrar o quadro da educação.

Comentários