Na última quarta-feira (5), a comunidade e servidores públicos de Canaã dos Carajás participaram da cerimônia de inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Novo Horizonte. Tendo 1.700 m² de área construída e com o investimento de R$5,8 milhões, o local conta com 25 salas climatizadas, uma brinquedoteca e uma quadra poliesportiva.
Durante a reforma do centro, os atendimentos não pararam. As equipes foram realocadas para garantir a continuidade dos serviços. O CRAS tem atendimento multidisciplinar com equipe de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e agentes sociais, entre outros. Também existe a equipe Volante, que realiza os mesmos trabalhos a quem não tem a oportunidade de ir até um centro de atendimento. A assistente social da equipe volante do CRAS Novo Horizonte, Trindade Cardoso, falou sobre o orgulho e satisfação após a reforma do prédio: “o serviço técnico sempre foi pautado na equidade, em trazer para o usuário o sentimento de pertencimento. Os nossos usuários merecem esse ambiente, agora eles têm uma casa acolhedora.”, afirmou.
O CRAS é a porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No centro é trabalhado a prevenção, as vulnerabilidades e o fortalecimento dos vínculos familiares. A coordenadora do CRAS, Márcia Mota, disse que o espaço moderno vai agregar no fornecimento de serviços para uma quantidade maior de pessoas. “Com esse espaço, com esses equipamentos e com essa capacidade de atendimento, vamos conseguir beneficiar muito mais pessoas. Foi uma grande conquista, não só para os servidores, mas também para todos os nossos usuários, que serão acolhidos com mais dignidade.”, afirmou.
A beneficiada dos programas ofertados pelo CRAS Nesseli Rodrigues falou de seu sentimento vendo o local que foi inaugurado e contou sobre a importância dos serviços ofertados pelo centro. “Eu não tenho ninguém em Canaã, só eu e meus dois filhos. Aqui eu me sinto em casa. É muito importante o nosso CRAS voltar para esse lugar, está maravilhoso, com salas para fazermos nossas reuniões e nossos trabalhos de artesanato.”, disse.
Moradora beneficiada pelo programa Aluguel Social Francisca Henrique falou sobre como o novo espaço do CRAS é acessível e igualitário. “O espaço ficou muito mais amplo para gente transitar, entrar com a cadeira de rodas, eu me sinto muito bem aqui no CRAS, somos bem assistidos, eu e minha família.”, destacou.