Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Câmara de Canaã promove reunião técnica sobre execução de emendas parlamentares

    09/02/2026

    Homicida “Olho de Vidro” é preso tentando deixar Parauapebas

    09/02/2026

    Assassinatos de quatro marabaenses seguem repercutindo no Pará

    09/02/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Notícias»Hospital do Marajó utiliza Inteligência Artificial para treinar equipes em protocolos de emergência
    Notícias

    Hospital do Marajó utiliza Inteligência Artificial para treinar equipes em protocolos de emergência

    09/02/2026Sem comentários4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, segue investindo na melhoria contínua da assistência prestada à população. Como parte desse compromisso, a unidade promoveu, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), uma capacitação sobre o Protocolo de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O treinamento foi direcionado aos profissionais da Clínica Integrada, reforçando o compromisso da unidade com a excelência na assistência hospitalar.

    A atividade foi conduzida de forma multiprofissional pelo médico Marcos Paulo Moreira, pela enfermeira Ana Paula Vieira e pelo supervisor de enfermagem, Silas Campos. Ao longo dos dois dias de capacitação, a equipe revisou e aprofundou conteúdos teóricos e práticos fundamentais para o manejo seguro, eficaz e qualificado de pacientes em estado crítico.

    O foco central do treinamento foi a atualização das manobras de suporte de vida, enfatizando a importância de uma atuação rápida, organizada e fundamentada nas evidências científicas mais recentes. O protocolo de RCP é vital para aumentar as chances de sobrevida e reduzir sequelas em casos de paradas cardiorrespiratórias (PCR).

    “Em situações críticas, cada segundo conta. A organização da equipe e o domínio técnico do protocolo garantem que o paciente receba o suporte necessário de forma imediata e coordenada”, destacou Silas Campos.

    As capacitações promovidas pela gestão do hospital têm contribuído diretamente para a qualidade da assistência e para a elevada satisfação dos usuários. Reconhecendo o atendimento seguro e humanizado recebido na unidade, Rayara Santos Santiago, de 31 anos, fez questão de registrar sua satisfação.

    “Gostaria de expressar minha gratidão primeiramente a Deus e, em seguida, a toda a equipe que faz parte do HRPM. Quando precisei passar por uma cirurgia de apendicite, fui muito bem atendida e acolhida por todos”, destacou.

    Além do acolhimento, Rayara ressaltou a sensação de segurança, a organização dos serviços e a estrutura oferecida pelo hospital, fatores que contribuíram diretamente para sua experiência positiva durante o período de internação.

    “Quando pensamos em hospital público, logo imaginamos um lugar caótico, mas a organização e a estrutura desse hospital me impressionaram. A gestão está de parabéns”, afirmou.

    Além do treinamento sobre RCP, o HRPM também promoveu importantes capacitações já em 2026. Um destaque é sobre o Protocolo do Time de Resposta Rápida (TRR) com a equipe da Clínica Integrada.

    Conduzido por Silas Campos, o treinamento inovou com a utilização de um vídeo informativo desenvolvido com o auxílio de Inteligência Artificial (IA). “A iniciativa é fruto do curso de Introdução ao uso de IA para gestores, promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, visando dar mais clareza e dinamismo ao ensino dos protocolos internos”, explicou Silas Campos.

    O objetivo principal do TRR é reduzir o tempo de resposta diante de emergências, garantindo a identificação precoce de sinais de deterioração clínica e a intervenção imediata por uma equipe multiprofissional. A adoção desse fluxo fortalece a segurança do paciente, contribui para a redução da morbidade e mortalidade e qualifica os processos assistenciais na unidade.

    O treinamento ressaltou o protagonismo da equipe de Técnicos de Enfermagem na rotina de aferição de sinais vitais e na aplicação da escala de MEWS (Modified Early Warning Score). Esta ferramenta clínica permite identificar precocemente o declínio do estado de saúde do paciente com base em parâmetros fisiológicos.

    Implementado na Clínica Integrada do HRPM em julho de 2025, o protocolo sistematiza o atendimento em casos de urgência e emergência, visando diminuir a mortalidade intra-hospitalar e prevenir Paradas Cardiorrespiratórias (PCR). A ação reafirma o compromisso do hospital com uma assistência segura, humanizada e eficiente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no arquipélago do Marajó.

    Dados – Com ampla oferta de especialidades médicas e serviços assistenciais, o HRPM fechou 2025 com mais de 359.760 atendimentos prestados à população marajoara e atingiu 99,47% de aprovação de seus usuários, reforçando seu papel essencial na rede pública de saúde.

    O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Sespa, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados. O Hospital Regional Público do Marajó funciona na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves.

    Texto: Pedro Amorim

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleGoverno do Pará articula com o Ministério da Agricultura medidas para proteger preço do cacau e barrar importações
    Next Article Assassinatos de quatro marabaenses seguem repercutindo no Pará

    Postagens relacionadas

    Notícias

    Câmara de Canaã promove reunião técnica sobre execução de emendas parlamentares

    09/02/2026
    Notícias

    MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e aliados

    03/02/2026
    Notícias

    Têm início as gravações do documentário “Matinha, Amor e Samba” em Tucuruí

    26/01/2026
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    Câmara de Canaã promove reunião técnica sobre execução de emendas parlamentares

    09/02/2026

    MP Militar pede perda de patente de Bolsonaro e aliados

    03/02/2026

    Têm início as gravações do documentário “Matinha, Amor e Samba” em Tucuruí

    26/01/2026

    Maior Corrida de São Sebastião da história é realizada após promessa de Aurélio Goiano

    20/01/2026
    Populares

    Câmara de Canaã promove reunião técnica sobre execução de emendas parlamentares

    09/02/2026

    Homicida “Olho de Vidro” é preso tentando deixar Parauapebas

    09/02/2026

    Assassinatos de quatro marabaenses seguem repercutindo no Pará

    09/02/2026
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.