A grande preocupação com a segurança e saúde dos trabalhadores, sobretudo entre os companheiros das empresas terceirizadas, levou o Sindicato Metabase Carajás a cobrar da Vale uma discussão em caráter de urgência para consolidar medidas efetivas de proteção no trabalho.

Após o acidente deste início de mês, com as mesmas circunstâncias de um anterior, com vítimas fatais, foi criado no ambiente de trabalho um clima de extrema insegurança e a Vale ouviu o apelo do Sindicato, marcando já nos primeiros dias de janeiro um Fórum sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
Diante dessa perspectiva, o Sindicato orienta aos trabalhadores para que informem ao Sindicato todas as condições em que observam fatores de risco, para que possamos possibilitar uma discussão ampla e objetiva no alcance de medidas de segurança e saúde.

Orienta-se todos os trabalhadores a fazer relatos sobre este tema aos diretores do Sindicato em cada local de trabalho ou diretamente à entidade, pessoalmente ou pelos nossos meios de comunicação.
Todos devem se empenhar pela vida, integridade física e saúde no trabalho.
