Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Canaã: Câmara celebra sessão solene de outorga de títulos de Cidadão Honorário

    29/08/2025

    Com Josemira, Bolsa Família e carteira assinada estão em ‘empate técnico’ em Canaã

    29/08/2025

    Vereadora Érica Ribeiro lança “Gabinete na Comunidade” e vai aos bairros ouvir a população e levar serviços de saúde e cidadania

    28/08/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Região»Jatene anuncia novas medidas para reforçar ações de segurança no Pará
    Região

    Jatene anuncia novas medidas para reforçar ações de segurança no Pará

    ViniciosBy Vinicios08/05/2018Sem comentários4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Simão Jatene afirmou que o Estado não vai recuar na luta contra a criminalidade, destacou reforço no efetivo e em equipamentos e anunciou proposta de compra de unidades habitacionais junto à Caixa Econômica Federal para policiais militares e instalação imediata do Centro Integrado de Inteligência, em parceria com Governo Federal.

    No pronunciamento divulgado nesta segunda-feira (7), o governador Simão Jatene abordou o esforço que vem sendo feito pelo Governo do Estado para o enfrentamento da questão da segurança pública e informou que esta semana vai a Brasília para apresentar proposta de compra de 500 unidades habitacionais junto ao Governo Federal, via Caixa Econômica Federal, para garantir moradia com mais segurança para policiais e familiares. Simão Jatene também anunciará a implantação imediata do Centro Integrado de Inteligência, o qual deverá participar representantes de órgãos ligados à segurança e inteligência do Governo Federal e onde também funcionará a Divisão Especial de Investigação de Crimes contra Agentes Públicos, especialmente, policiais civis e militares.

    A proposta será detalhada somente após reunião com órgãos do Governo Federal e são unidades em “conjuntos financiados pela Caixa Econômica que estão praticamente prontos, mas paralisados por falta de recursos ou demanda”, informou o governador no comunicado.

    Durante o pronunciamento, Simão Jatene destacou o lamentável avanço do crime organizado que gerou impactos em todo o país, com reflexos maiores nos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os quais “tem vivido nos últimos tempos um lamentável e inaceitável crescimento da violência, fruto, principalmente, do avanço do crime organizado ligado ao tráfico em todo território nacional, agravado pela dramática crise que expôs as entranhas de um País tomado pela corrupção, que vai do aparentemente inocente suborno para evitar uma multa, a histórica impunidade de políticos que enriqueceram na vida pública e utilizam seus impérios inexplicados para intimidar e manipular a população, dando o péssimo exemplo de que o crime compensa”, afirmou Jatene.

    O governador Simão Jatene criticou ainda a postura daqueles que pregam a política do “quanto pior, melhor”, tentando se aproveitar do momento com objetivo de obter dividendos políticos, ainda que sobre a desgraça alheia”, disse.

    Aumento do efetivo

    Simão Jatene ressaltou ainda as ações concretas já em curso para reforçar a área de segurança, implementadas pelo Governo do Estado, para combater a criminalidade no Pará. Dentre elas, está por exemplo, o aumento imediato do efetivo, com as seguintes medidas: realização de concurso público, capacitação e nomeação de 600 novos policiais civis (leia mais aqui), incluindo delegados e investigadores e que já estão em ação nas unidades de todos os municípios; a manutenção do sistema de duas promoções anuais aos policiais, o que garantiu quase 15 mil promoções nos últimos sete anos; a etapa final da conclusão de formação para 2 mil novos policiais militares e que estarão em breve já atuando nas ruas de todo o Estado; aumento em dobro do valor da jornada extraordinária, objetivando reduzir a exposição dos policiais nos chamados “bicos”. Além disso, Jatene ainda informou que “estamos substituindo 400 policiais da ativa que estão em trabalho interno e administrativo, por policiais da reserva e aumentando o apoio e integração com as Guardas Municipais, disponibilizando veículos e equipamentos”, disse.

    Além disso, o Estado está realizando concurso público para a área prisional. São 969 vagas para nível médio e superior, com 500 vagas para o cargo de agente prisional. As provas teóricas já foram realizadas.

    Investimento, valorização e equipamentos para segurança

    Além das promoções, mantidas mesmo durante a crise econômica, Jatene destacou a renovação da frota de veículos das forças de segurança (clique aqui), inclusive com aeronaves; a construção de cerca de 70 novas delegacias no modelo UIPP (Unidades Integradas Pro Paz); a compra de coletes e armamentos para todos os policiais e realização permanente de cursos de qualificação, treinamento e capacitação.

    Simão Jatene encerrou o pronunciamento afirmando que “o Governo do Estado reconhece a gravidade da situação e tem dedicado toda a atenção ao aparato de Segurança para reverter esse quadro, que deve preocupar todo cidadão de bem”.

    “Não recuaremos na luta contra a criminalidade e estamos tomando medidas para reverter a situação que em certos momentos podem gerar reação e até aumentar a tensão, mas, tenho certeza que, com a compreensão e apoio de todas as pessoas de bem e do bem, o estado superará esse momento, contribuindo para que no País e, particularmente em Belém e no Pará, volte a reinar a paz”, concluiu o governador.

     

    Fonte: (Agência Pará)

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleAssaltante “leva o farelo” no bairro Cidade Jardim, em Parauapebas
    Next Article Corpo de despachante é encontrado em estado de decomposição
    Vinicios

    Postagens relacionadas

    Região

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025
    Região

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025
    Região

    Pará lidera geração de empregos formais na Região Norte no primeiro semestre de 2025

    07/08/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    PSS da Adepará abre inscrições nesta segunda-feira (18) até amanhã (20)

    19/08/2025

    Seduc abre inscrições para seleção de estagiários-bolsistas de nível superior

    11/08/2025

    Pará lidera geração de empregos formais na Região Norte no primeiro semestre de 2025

    07/08/2025

    No Pará, madeireira denunciada pelo MPF é condenada a pagar R$ 22,8 milhões por desmatamento em terra indígena

    06/08/2025
    Populares

    Canaã: Câmara celebra sessão solene de outorga de títulos de Cidadão Honorário

    29/08/2025

    Com Josemira, Bolsa Família e carteira assinada estão em ‘empate técnico’ em Canaã

    29/08/2025

    Vereadora Érica Ribeiro lança “Gabinete na Comunidade” e vai aos bairros ouvir a população e levar serviços de saúde e cidadania

    28/08/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.