A Vale anunciou nesta 5ª feira (23.mai.2024) que contratou o escritório Russell Reynolds, sediado nos Estados Unidos, para assessorar o seu Conselho de Administração na seleção do novo presidente da mineradora. A consultoria de padrão internacional conduzirá todo o processo de seleção. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 72 kB).
Caberá aos consultores da Russell Reynolds analisar currículos, atributos e perfil necessários para o posto, considerando a estratégia e o futuro da companhia. A partir dessa análise será elaborada uma lista tríplice de candidatos à presidência da Vale, que será definida e divulgada até o dia 30 de setembro deste ano.
O escritório indicará nomes que mais se encaixam para substituir o atual (CEO), Eduardo Bartolomeu, mas a definição de quais estão na lista tríplice caberá ao Conselho de Administração. A escolha final também será do colegiado, que deve apresentar o novo presidente até 03 de dezembro.
O mandato de Bartolomeu se encerraria em maio. Em março, o Conselho de Administração da mineradora estendeu parcialmente até 31 de dezembro deste ano. Assim, o novo presidente a ser eleito assumirá a companhia em 1º de janeiro de 2025.
O CEO fará a transição de gestão com o novo presidente da Vale até 28 de fevereiro. Depois do período, atuará como consultor da mineradora até o final de 2025.